Publicado por Natália Petrin

O fogo foi uma das grandes descobertas da humanidade, e faz parte de nossa história desde então. Ajudando no preparo de alimentos, na manufatura de materiais e no aquecimento em períodos de frio, entre muitas, outras coisas, o fogo está relacionado às atividades cotidianas de formas que sequer percebemos. Já parou para pensar em quantos materiais que você usa diariamente foram produzidos com auxílio do fogo?

Estados físicos, matéria e energia

Você sabe em qual estado físico o fogo se encontra? Antes de chegarmos à essa resposta, vamos entender o que são esses conceitos de matéria, energia e estados físicos.

O estado físico do fogo

Foto: depositphotos

Matéria é como chamamos tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que possui massa. A água, por exemplo, quando colocamos em uma garrafa passa a ocupar espaço na garrafa, o que – quando se trata de uma garrafa de plástico maleável – faz com que ela aumente. O ar, a terra, as árvores, os líquidos, os sólidos, os gases, o vidro, os metais e diversas outras coisas como o computador que você está usando e a cadeira em que está sentado, são matéria.

Estados são as formas como podemos encontrar as matérias. Elas podem estar no estado sólido – partículas que formam a matéria estão bastante próximas –; no estado líquido – partículas que formam a matéria estão menos próximas –; no estado gasoso – quando as partículas não possuem agregação –; ou no estado plasma – quando os átomos que formam a matéria ficam livres quando em altas temperaturas.

Energia é uma força capaz de realizar trabalho, ação ou movimento. Ao contrário da matéria, ela não ocupa espaço e nem apresenta massa. A luz, por exemplo, não pode ter sua massa determinada em uma balança, e também não ocupa lugar no espaço. A eletricidade, o som, o calor e o frio são exemplos de energias.

O estado físico do fogo

Foto: Pixabay

O estado físico do fogo

E aí, já conseguiu pensar em qual estado físico o fogo se encontra? Na verdade, como não se trata de matéria, o fogo não tem um estado físico: por não ocupar lugar no espaço, nem apresentar massa, o fogo não pode ser nem líquido, nem sólido, nem gasoso e nem plasma.

Mas então o que o fogo é?

Energia! O fogo, na verdade, é uma mistura de calor e luz, que são duas energias.

Para entender isso na prática, pense em uma vela acesa. Ao observá-la, você poderá ver que a sua luz iluminará o local, e ao se aproximar, poderá sentir o seu calor.

Veja mais!