Publicado por Priscila Melo

A língua portuguesa está sempre mudando, palavras que antigamente não existiam no dicionário fazem parte dele, outras palavras que não são usadas foram retiradas. E ainda há aquelas palavras que mesmo não sendo usadas atualmente ainda constam nos dicionários. Entre essas mudanças encontramos o estrangeirismo, que faz com que algumas palavras estrangeiras façam parte do nosso dicionário.

Mas você sabe como ocorre o estrangeirismo? Existem alguns tipos de classificações diferentes para o estrangeirismo, o que você acha de aprendermos um pouco mais sobre esse assunto?

O estrangeirismo

Foto: Reprodução

Definição

O estrangeirismo é o uso de uma palavra, um termo ou de uma expressão estrangeira que tenha ou não tradução. Este fenômeno linguístico é considerado em algumas gramáticas um método de composição de palavra, em outras é considerado uma figura de linguagem e há ainda aquelas gramáticas que são mais conservadoras, em que o estrangeirismo é considerado um vício de linguagem.

Para que seja considerado um estrangeirismo é preciso que o termo ou expressão tenha valor estilístico para o texto e que a palavra estrangeira seja conhecida e utilizada na língua nativa. O estrangeirismo também pode ser chamado de perigrinismo ou barbarismo.

Onde encontramos?

O estrangeirismo está presente em nosso cotidiano, há algumas palavras que são utilizadas ha tanto tempo que às vezes pensamos até que a palavra é originada do nosso próprio idioma. Existem alguns estrangeirismos que adquiriram a forma “aportuguesada” e também aquele que continuam da mesma forma do idioma original.

A maioria dos estrangeirismos da língua portuguesa vêm da língua inglesa, provavelmente isso acontece porque é a língua que tem mais uso nos dias de hoje, o inglês é considerado a língua universal. Por isso que muitas vezes quando compramos algum produto, mesmo que nem seja importado, sempre tem as informações em inglês. Você já observou a embalagem do shampoo que você usa? Se você for olhar vai perceber que tem as informações em mais de um idioma.

Como ocorre o estrangeirismo?

Você já parou para pensar em como ocorre o processo do estrangeirismo? Para fazer o aportuguesamento de uma palavra, termo ou expressão não é tão simples e nem é qualquer pessoa que pode fazer isso. Esse processo é realizado pela a academia brasileira de letras, através do vocabulário ortográfico da língua portuguesa, também conhecido como VOLP.

Exemplos

Veja agora alguns exemplos de estrangeirismo: Show, site, pizza, shopping, garçom, fashion, hot dog, mouse, abajur (abat-jour), buquê (bouquet), futebol (football).

Veja mais!