Ciências

O leão

O leão, mais conhecido como o rei da selva é um felino muito conhecido em todo o mundo. Faz muito sucesso entre as crianças, principalmente nos zoológicos. Mas você sabe quais são as características desse animal? Vamos descobrir agora como é a vida desse animal e algumas curiosidades sobre ele.

Leão

Foto: Reprodução

O leão, cientificamente conhecido como Panthera leo, é um felino que pertence a família Felidae. Este mamífero carnívoro, geralmente é encontrado na África e na Ásia, mas nos dias atuais é mais popular nas savanas africanas.

Ele foi extinto na África do Norte e no Sudoeste Asiático, era o mamífero mais popular depois do homem. É um dos quatro grandes felinos, com alguns machos ultrapassando dos 250 quilos, sendo o segundo maior felino recente depois do tigre.

Características

É um animal de grande porte, a diferença entre os machos e as fêmeas se dá pelo tamanho, peso e, é claro, pela juba. A cor do seu pelo varia bastante entre o amarelo claro e o marrom, são pelos curtos e a sua cauda apresenta em sua extremidade uma pequena quantidade de pelos pretos. São mamíferos carnívoros e caçadores, principalmente as fêmeas.

São os únicos felinos que vivem em grupo, geralmente esses grupos são de 5 a 35 animais, é liderado por um macho ou por grupos de machos. As fêmeas predominam nesses grupos. Tem ainda os filhotes, os do sexo feminino, normalmente permanecem no grupo até ficarem adultos. Já os machos saem em busca de outro grupo para liderar.

As fêmeas são responsáveis pela caça e também pelo cuidado dos filhotes, já os machos são responsáveis por proteger o grupo dos animais maiores. Quando os machos vão ficando mais velhos são expulsos pelos mais jovens, e por não possuírem a ajuda das fêmeas na caçada, acabam atacando as aldeias para roubar alimento.

Reprodução

Assim como o homem, essa espécie não apresenta nenhuma estação reprodutiva definida, desta forma ele pode se reproduzir a qualquer época do ano. Geralmente a fêmea se reproduz a cada dois anos e isso ocorre normalmente na estação das chuvas.

Alimentação

Considerados os grandes predadores das savanas, se alimentam com frequência de antílopes, gnus, búfalos, zebras, javalis e outros animais. Uma fêmea come em média 5kg de carne por dia, já o macho precisa de 7kg. Quando as caçadas não são boas, o leão pode chegar a ficar dias sem se alimentar e quando consegue encontrar uma boa presa pode comer até 35kg em um único dia.

Na caçada, esses animais correm muito rápido, chegando a atingir uma média de 80 km/h, e quando pegam a sua presa atacam principalmente o pescoço do animal, deixando-o sufocado.