Publicado por Pollyana Batista

A BBC Earth levantou uma polêmica válida: qual foi o maior dinossauro que já existiu? A pergunta foi respondida pela repórter Ella Davies que reuniu informações importantes sobre esses fascinantes animais.

Davies lembra que a primeira coisa a saber é que: não existe uma resposta única! Isso porque, alguns bichos eram maiores no comprimento, enquanto outros eram mais altos ou mais pesados.

Maior dinossauro em comprimento

Por exemplo, o dinossauro Supersaurus Viviane pode ser considerado o maior na escala de extensão, pois ele era o mais longo dos dinossauros, chegando até a 34 metros de comprimento. Dá para imaginar o quanto ele era grande? Porém, sua altura não era tão expressiva.

O maior dinossauro do mundo

Ilustração: Jennifer Hall/ Reprodução Drexel NOW

Maior dinossauro em estatura

Já o maior dinossauro em relação à altura era o Sauroposeidon Proteles. Ele não era carnívoro e vivia na região a qual hoje conhecemos como América do Norte. Estudos revelam que ele teria até 17 metros de estatura, se destacando por essa característica.

Maior dinossauro em peso

Em relação ao peso, o maior dinossauro era o Argentinossaurus. Estima-se que ele variava entre 60 a 100 toneladas. Seus fósseis mais recentes foram encontrados na Patagônia Argentina, localizada na América do Sul, por isso ele leva esse nome em homenagem ao país onde o encontraram.

Maior de todos os dinossauros

Se fizermos uma média de peso, altura e comprimento, o maior dinossauro é o Titanossauro, que viveu entre 70 e 100 milhões de anos atrás. O mais completo esqueleto de um Titanossauro foi encontrado nos Estados Unidos. São 116 ossos que constituem grande parte do animal. Suas medidas seriam: quase seis metros dos pés aos ombros, 40 metros de comprimento e o seu peso poderia chegar a 70 toneladas. A média desses números formariam o maior dinossauro do mundo já descoberto.

Curiosidades

Porém, as descobertas que envolvem os dinossauros estão sempre se atualizando, pois cada vez que um novo osso é encontrado, algumas certezas são deixadas para trás. Por exemplo, o Braquiossauro, espécie que protagonizou o filme Jurassic Park, era considerado o maior do mundo, com 80 toneladas. Entretanto, descobertas recentes levam a crer que o bicho pesava apenas 50t.

Outra dúvida que paira no ar é que uma espécie chamada Puertasaurus Reuili possui ossos muito maiores do que os do Titanossauro, porém poucas peças foram encontradas, o que dificulta o cálculo aproximado do tamanho, peso e altura do animal.

Para se ter uma ideia, esses cálculos são feitos por meio de equipamentos modernos que trabalham com uma espécie de scanner digital. Todas as partes achadas são consideradas, em especial as patas desses animais. Muitos cientistas ainda acreditam que é possível encontrar fósseis de animais ainda mais grandiosos, por isso, o conhecimento em relação aos maiores dinossauros do planeta pode mudar frente a novas revelações.

Veja mais!