Publicado por Anna de Cássia

Alguma vez você já tirou o sapato ou o tênis e sentiu um cheiro ruim? Você ficou se perguntando como foi que pegou chulé ou de onde vem e o que causa ele? Pois você saberá todas essas respostas agora.

O que causa o chulé?

Todo o nosso corpo possui umas bolinhas chamadas glândulas, e elas produzem um líquido que é chamado de suor. Quando nós sentimos calor, por exemplo, transpiramos e ficamos suados.

Algumas pessoas geralmente transpiram mais que outras, pois isso depende de cada organismo. Pode sair suor de todos os lugares do corpo, mas existem alguns lugares específicos que costumam ficar mais suados, como as axilas, o rosto, a palma das mãos e dos pés.

O que causa o chulé?

Foto: Reprodução

Quando colocamos um calçado fechado, como o tênis, nosso pé sente calor e transpira muito, pois existem milhares de glândulas nele. Como esse suor que sai do pé não tem para onde ir, já que o tênis é todo fechado, ele fica ali, preso no sapato e no nosso pé.

No nosso corpo existem várias bactérias, e elas gostam de viver em lugares úmidos. Por isso as bactérias dos nossos pés adoram o suor! Elas se alojam nele, e começam a comer células mortas do nosso corpo, e se reproduzir e procriar muito rápido. O número de bactérias aumenta tanto que começa a ser possível sentir o cheiro horrível que elas têm – esse cheiro é o chulé. Às vezes essas bactérias podem também se misturar com fungos, o que deixa o cheiro do chulé ainda pior e mais forte.

Dicas importantes para não ter chulé:

  • Use sempre meias de algodão, porque elas absorvem o suor dos pés.
  • Não use a mesma meia de uma vez! Quando você usa uma vez ela fica cheia de suor e precisa ser lavada para que você use de novo, se não vai gerar chulé.
  • Quando você terminar de usar o sapato, coloque-o para tomar sol, pois isso fará com que o suor evapore, o que diminuirá as bactérias que estão ali dentro, e o mau cheiro irá diminuir também.
  • Sempre que você tomar banho, se lembre de enxugar bem os pés, principalmente entre os dedinhos! As bactérias adoram umidade, então os pés precisam ficar sempre bem sequinhos.
  • Use talco próprio para os pés, pois eles ajudam a diminuir a quantidade de suor produzida.

Veja mais!