Português

O que é a literatura? Aprenda sua definição de forma fácil

No decorrer de sua história, a Humanidade criou e aperfeiçoou várias manifestações artísticas, incluindo a música, dança, teatro, escultura, arquitetura, literatura, dentre outras. A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é a arte que tem como matéria-prima a palavra.

Diariamente, nós estamos expostos a uma série de textos, como, por exemplo, nos livros didáticos, nos sites da Internet, nos jornais e revistas. Contudo, nem todos podem ser considerados textos literários. Mas, por quê? Afinal, o que é literatura?

O que é a literatura?

Podemos dizer que a literatura é uma forma de arte que tem como matéria-prima a palavra. A sua finalidade é recriar a realidade a partir do ponto de vista do autor.

O que é a literatura? Aprenda sua definição de forma fácil

Foto: depositphotos

Todos os dias, nós nos deparamos com vários tipos de textos, mas, o que diferencia um texto dito literário de outro que não possui essa característica?

A definição de literatura ainda provoca discussão em diversos meios, no entanto, alguns estudiosos definem o texto literário como sendo aquele que apresenta a função poética da linguagem. A função poética ocorre quando o emissor, ou seja, o autor do texto, tem as suas intenções voltadas para a elaboração da mensagem. Isso significa que quem escreve está preocupado com a construção de sentidos das palavras, que geralmente estão carregadas de significados.

Para compreendermos a definição de literatura, podemos fazer uma comparação entre texto científico e texto literário.

Texto Científico

O texto científico utiliza as palavras sem preocupação com a beleza, com o efeito emocional. É importante ressaltar que nesse tipo de texto há a preocupação de que a mensagem seja passada de maneira clara, objetiva, sendo que o autor emprega as palavras no seu sentido denotativo (isto é, aquele que consta no dicionário).

Texto Literário

Já o texto literário busca empregar as palavras com liberdade, com o sentido figurado, preocupando-se também com a plasticidade e a beleza que são encontradas em todo tipo de arte. Assim sendo, pode-se afirmar que os escritores exploram os potenciais sonoros, sintáticos e semânticos das palavras.

Um dos primeiros estudiosos da arte literária foi o filósofo grego Aristóteles, definindo-a assim “A arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. O conceito de literatura foi se ampliando com o passar do tempo, englobando gêneros como a literatura infantil, literatura de cordel, literatura marginal e outros.

A literatura é uma manifestação artística que possui um importante papel social e cultural, permitindo que o leitor interprete e recrie a realidade na qual está inserido.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).