Publicado por Lia Vieira

Menstruação é a descamação das paredes internas do útero. A menstruação ocorre quando não há fecundação (óvulo e espermatozoide). Essa descamação ou deslocamento ocorre – sempre uma vez a cada mês – em função do ciclo reprodutivo da mulher.

Todo mês o corpo feminino se prepara para receber uma gravidez, e quando esta não ocorre, a membrana interna do útero, chamada de endométrio, se solta, e quando o organismo o expele, leva o nome de menstruação.

Do que é composto o fluxo menstrual?

O fluxo menstrual é composto por sangue e tecido interior uterino.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação ocorre tem duração de 5 à 7 dias, podendo durar apenas 3 dias, caso a mulher tome pílula anticoncepcional. Há ainda casos em que a menstruação pode durar até 10 dias, de um modo geral, isso ocorre nas primeiras menstruações ou, até mesmo, em casos de grandes alterações hormonais.

O que é a Menstruação?

Imagem: Reprodução/ internet

O período menstrual faz parte do ciclo reprodutivo?

Sim. O ciclo reprodutivo ocorre em quatro fases:

  • Menstruação;
  • Fase pré-ovulatória;
  • Ovulação;
  • Fase pós-ovulação.

Menstruação

Ocorre perda de sangue em função de estímulos hormonais. Superfície do endométrio se rompe e é excretado pela vagina. De um modo geral, este período se inicia por volta dos treze anos de idade, e é chamado de menarca. Já a última ocorre na menopausa, próximo dos 50 anos de idade.

Fase pré-ovulatória

Fase em que o óvulo se prepara, se desenvolve para sair do ovário, enquanto isso, o útero se organiza para receber um óvulo fecundado.

Ovulação

Acontece entre 13° e 15° dia antes da próxima menstruação. É o período em que a mulher se encontra fértil e tem maiores chances de engravidar.

Fase pós-ovulação

Ocorre quando o óvulo não é fecundado. O mesmo morre após 12 ou 24 horas. Após este momento, ocorre o início de uma nova menstruação.

Por que mulheres sentem dor durante este período?

O maior sintoma é a cólica. Uma dor que ocorre na parte abdominal, em que muitas vezes se espalha pelas costas e membros inferiores.

Dependendo da intensidade, a cólica pode gerar outros sintomas desconfortáveis, como irritação, sensibilidade emocional (TPM), náuseas, vômitos, diarreia, tontura e dores de cabeça.

É possível evitar a menstruação e seus efeitos colaterais?

Sim. Inclusive, é possível acabar com os sintomas de cólica, tensão pré menstrual (TPM) e da endometriose, com o uso de anticoncepcionais de regime contínuo ou de regime estendido (pausa que acontece a cada 84 dias).

Veja mais!