Publicado por Pollyana Batista

Usar os materiais escolares adequados é muito importante para conquistar sucesso em sala de aula.

Para cada fase escolar existem os tipos mais indicados. Lápis colorido, por exemplo, faz mais sentido utilizá-los nas séries primarias ou se você for um aluno de artes. Já o uso da caneta à tinta não é adequado para aqueles que ainda estão aprendendo a escrever. O mais indicado seria o uso do lápis comum que pode ser facilmente apagado com uma borracha.

Pensando nessas questões, o mercado de materiais escolares, fabrica e comercializa produtos específicos para todas as etapas educacionais. Os cadernos também acompanham essa evolução.

O que é caderno de matérias e em quais séries se usa

Foto: depositphotos

Os cadernos de cada fase escolar

Durante o período da alfabetização, eles são mais leves, finos e bem coloridos. Muitas vezes a distância entre as linhas é maior para auxiliar os pequenos a desenvolver a caligrafia. Já nos primeiros anos do ensino fundamental, os cadernos são maiores, porém ainda mais finos.

A história começa a mudar quando o aluno parte para o sexto ano. Nessa fase, a maior parte dos estudantes é apresentado a muitas disciplinas diferentes, exigindo assim um espaço diferenciado.

Como são os cadernos de matérias

Para isso existe o caderno de matérias. Eles podem ser de 4, 6, 8, 10, 12, 15 até 20 matérias (ou mais). Quanto mais matérias, mais páginas e mais robusto será o caderno.

Cada parte dele é dividida por uma espécie de folha de rosto, na qual o estudante pode incluir informações sobre a matéria que será registrada nas próximas páginas, bem como horário de aulas, datas das provas, entre outras informações importantes.

Desta maneira é possível copilar em um único caderno as anotações de várias disciplinas diferentes, mas sem misturar umas às outras.

Dica!

Uma dica importante é que você não faça uso de cadernos com muitas matérias, pois além de ficar pesado, as folhas destinadas para cada área de conhecimento se mostram insuficientes.

Já para matérias que exigem mais espaço para anotações, como redação, você pode ampliar o espaço dedicado a ela, arrancando fora uma folha de rosto e deixando o espaço de duas matérias para uma só.

Em casos do caderno ser muito grande, procure não levá-lo na mochila das costas pois isso pode afetar sua coluna. O ideal é que a escola ofereça um armário para que cada estudante guarde seus pertences e só leve para casa o essencial.

Na ausência desse recurso, veja a possibilidade de ter dois cadernos de matérias mais compactos e reveze o seu uso de acordo com as aulas que serão lecionadas no dia.

Veja mais!