Publicado por Débora Silva

Com o desenvolvimento da tecnologia e a velocidade com que precisamos nos comunicar atualmente, acabaram surgindo vários meios de comunicação mais fáceis e ágeis. Nós encontramos muitas dessas ferramentas na internet, que nos disponibiliza muitos recursos para que possamos nos comunicar mais rapidamente e o blog é um destes meios de comunicação. Ao navegar pela internet, você já deve ter se deparado com algum deles ou até mesmo possuir um. Vamos conhecer mais sobre este meio de comunicação do meio virtual?

O que é e para que serve um blog?

Foto: Reprodução

O que é um blog?

Um blog é uma página web cuja estrutura permite, de forma simples e direta, o registro cronológico, frequente e rápido das opiniões, emoções, gostos ou qualquer outro tipo de conteúdo do autor do blog.

Geralmente, o conteúdo de um blog é composto por pequenos parágrafos que são apresentados de forma cronológica, como uma página de notícias que segue uma linha do tempo com um fato após o outro.

Com relação à linguagem utilizada, geralmente, o blog é um ambiente no qual o autor pode se expressar de forma espontânea, sem a preocupação de cumprir alguma etiqueta ou o compromisso com alguma formalidade.

Para que serve um blog?

Um blog pode servir a vários objetivos, podendo ser utilizado como um diário pessoal on-line, para divulgar conteúdos variados em um mesmo local, para promover a comunicação entre pessoas com os mesmos interesses, registrar o desenvolvimento de determinado processo (como, por exemplo, dieta, gravidez etc) ou um meio em que uma ou várias vozes podem se expressar livremente e não teriam essa possibilidade em qualquer outro meio.

O blog também serve para divulgar algo, como um produto ou serviço. Além disso, o blog é uma boa ferramenta de comunicação entre uma família, amigos, um grupo de trabalho ou empresas.

Os conteúdos e temas de um blog abrangem inúmeros assuntos, passando por diários pessoais, piadas, links, poesia, até ideias e notícias. O autor do blog escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam o blog tem acesso ao que foi escrito.

Muitos blogs são pessoais, exprimindo ideias ou sentimentos do autor; outros são atualizados por um grupo de pessoas que possuem o mesmo objetivo. Alguns blogs são criados para diversão, outros para trabalhos e ainda há aqueles que misturam tudo.

São inúmeras as possibilidades de objetivos, conteúdo e formato de um blog.

Veja mais!