Publicado por Débora Silva

Derivada do grego ethnos, a palavra etnia significa “povo”, referindo-se a um grupo de pessoas que se identificam ou são identificadas por terceiros, com base em suas semelhanças, sejam elas culturais ou biológicas, como a cultura, os valores, a língua, as semelhanças físicas, dentre outras. Mesmo com algumas críticas por parte de alguns pesquisadores, esta é a classificação mais aceita.

No planeta há uma enorme diversidade étnica e, assim como os conceitos de raça e de nação, o de etnicidade foi desenvolvido no contexto da expansão colonial europeia.

O que é etnia?

Foto: Reprodução

Fatores de classificação de etnias

  • Língua – Muitas vezes, a língua é utilizada como o primeiro fator de classificação dos grupos étnicos. No entanto, é preciso ressaltar que existe um grande número de línguas multi-étnicas e algumas etnias são multi-língues.
  • Cultura – Embora seja um dos fatores de classificação, a delimitação cultural de um grupo étnico, com relação aos grupos culturais de fronteira, é difícil de ser feita.
  • Genética – A genética dos grupos étnicos é considerada para distingui-los daqueles grupos que compartilham apenas características culturais.

As etnias no Brasil

O Brasil é uma nação composta por uma grande diversidade étnica, basicamente formada a partir da mistura de cinco diferentes fontes migratórias: os nativos que aqui se encontravam antes da chegada dos portugueses colonizadores, os portugueses, os negros africanos, os imigrantes europeus e os imigrantes vindos da Ásia e do Oriente Médio. Dessa forma, a população brasileira é comumente classificada com a seguinte composição étnica: brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos.

  • Brancos: A maioria da população branca do Brasil tem origem ou descendência europeia, já que espanhóis, holandeses, italianos, eslavos, dentre outros, vieram para o país no período colonial.
  • Negros: Vieram ao Brasil como escravos para atuar, primeiramente, na produção do açúcar e, posteriormente, na cultura do café.
  • Indígenas: Habitavam o território brasileiro antes da chegada dos colonizadores portugueses e, na época, somavam 5 milhões de pessoas.
  •  Pardos: Formada a partir da união de brancos, negros e indígenas.
  • Mulatos: União entre brancos e negros.
  • Caboclos: Descendência entre brancos e indígenas.
  • Cafuzos: União entre negros e índios.

Conflitos étnicos

Infelizmente, a diversidade étnica pode desencadear conflitos, sendo que os grupos étnicos, às vezes, são vítimas de ações e atitudes preconceituosas do Estado ou dos seus próprios membros.

Veja mais!