Por Priscila Melo em 01/05/2014 (atualização: 01/10/2015)

Sabe quando o dinheiro que sua mãe te dá parece que diminuiu, mas na verdade o valor ainda é o mesmo? Você sempre sai para os mesmos lugares e come as mesmas coisas, mas parece que o dinheiro não dá. Eis que surge a inflação!

O que é inflação?

Foto: Charge J.Cesar | Reprodução

O que é inflação?

Esta palavra vem da economia e representa um aumento nos preços dos produtos em um local específico durante um certo período. Quando isso acontece o dinheiro perde um pouco o seu valor, por exemplo:

Marina ganha 50 reais da sua mãe para passar a semana, no final de semana ela sai com as amigas e vai ao cinema, depois sai para lanchar. Vamos ver os gastos dela no final de semana:

  • Passagem: 5 reais
  • Cinema: 15 reais
  • Lanche: 20 reais

Observamos que ela gasta em média 40 reais, no caso ela ainda fica com 10 reais para gastar com outras coisas ou apenas guardar.

Passando alguns meses Marina percebe que o dinheiro que sua mãe estava lhe dando já não sobra e ela não sabe o motivo, pois os lugares que frequenta são os mesmos, então ela faz as contas dos seus gastos novamente. Vamos ver como estão agora.

  • Passagem: 6 reais
  • Cinema: 19 reais
  • Lanche: 25 reais

Agora, podemos ver que ela gasta os 50 reais e não sobra nada, os gastos são com as mesmas coisas dos meses anteriores, o serviço oferecido continua sendo o mesmo, porém os preços aumentaram. Neste caso ocorreu a inflação. O dinheiro de Marina que antes dava para o lazer dela e ainda sobrava agora já não sobra mais devido a inflação, onde o dinheiro passa a ser desvalorizado pois os preços dos produtos aumentam.

As causas da inflação

A palavra “inflação” de forma alguma pode ser considerada como algo bom. Mas daí vem a pergunta. De onde vem a inflação? Como ela surge?

A inflação pode ser causada por três fatores que estão ligados diretamente a economia. Sendo eles: A demanda por produtos; quantidade de moeda no mercado; e alta dos preços na produção.

A demanda por produtos: A inflação acontece quando a procura por determinado produto é muito alta, como no mercado não há uma quantidade que dê para suprir essa demanda, os produtores acabam aumentado o valor do bem para que exista um equilíbrio, sem contar que a sua margem de lucro também acaba aumentando.

Quantidade de moeda no mercado: O principal responsável, neste caso, fica sendo o governo, que acaba produzindo e pondo no mercado um quantitativo de papel moeda muito grande. Quando isso acontece, o mercado por estar muito bem abastecido com dinheiro, faz com que os preços dos produtos acabem se elevando, pois a população tem como pagar.

Alta dos preços na Produção: Para se produzir algo, é necessário se ter os insumos (materiais para produção) e os equipamentos (ferramentas e máquinas), além da mão de obra. Pode acontecer de o valor desses bens necessários para a produção de um determinado produto aumentar, e quando existe esse aumento ele tem que ser repassado para o consumidor. Um exemplo claro seria o aumento do petróleo, que acarretaria automaticamente no aumento da gasolina.

Índices de inflação

No Brasil existem vários índices de inflação e são calculados por várias organizações, estando entre as principais: A Fundação Getúlio Vargas, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa) e o IBGE. Que calculam respectivamente os seguintes índices: IGP (Índice Geral de Preços), IPC (Índice de Preços ao Consumidor), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e IPCA (Índice de Preços ao consumidor Amplo), sendo os dois últimos de responsabilidade do IBGE.