Publicado por Priscila Melo

Você já se perguntou como é que se que se chega a um número total da quantidade de pessoas vivendo em um país? E dentro dessa quantidade, quantos são de raça branca, negra, parda, ou quantos são da classe social: rica, média alta, média baixa, pobre? Essas são algumas das muitas informações que podem ser descobertas ao se realizar um Censo, conhecido também como Censo Demográfico.

O que é o censo?

Foto: Reprodução

O censo é uma pesquisa de escala gigantesca feito pelo Governo Federal em todo território brasileiro, tendo como objetivo adquirir várias informações a respeito da população que vive no país.

O censo no Brasil

No Brasil esse tipo de pesquisa recebe o nome de Censo, e é realizada a cada 10 anos. Milhares de pessoas participam de um processo seletivo para trabalharem como recenseadores (é como são chamadas as pessoas que vão de casa em casa fazer as pesquisas com as famílias) e em cada casa aplicam um questionário abordando sobre variados assuntos. O primeiro Censo que se tem ideia aconteceu em 1872 e recebeu o nome de “Recenseamento da População do Império do Brasil, e o ultimo ocorreu em 2010 e antes desse em 2000.

A importância do censo

Para se ter noção do quanto essa pesquisa é importante, basta observar o quanto foi investido para que o último censo (em 2010) pudesse ter se realizado. O Governo investiu cerca de 1,4 bilhões de reais e cerca de 58 milhões de domicílios foram visitados em 5.565 municípios de todos os estados do Brasil.

Com o censo podemos obter respostas para determinadas perguntas como: Quantas pessoas existem no país? Quantos vivem em determinado local? Quantos são alfabetizados? Quantos idosos vivem no país? Qual a maior classe financeira do país? Entre muitas outras.

Mas o Censo serve principalmente como uma ferramenta indispensável para o Governo Federal. Pois é dessas pesquisas que ele retira as informações base necessárias para se traçar planos estratégicos sobre como realizará as políticas públicas relacionadas a saúde, educação, segurança, previdência social e todo os serviços de teor público. Esses dados também podem ser utilizados por empresas privadas e assim também elas podem traçar metas de acordos com os interesses específicos.

O IBGE

O órgão que realiza essa pesquisa é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele é responsável por repassar todo o treinamento aos recenseadores para que todo processo possa ocorrer sem maiores complicações e de forma rápida e mais segura possível. Várias informações sobre a realização do Censo são divulgadas em seu site pela internet, podendo ser consultada por qualquer pessoa.

Veja mais!