Ciências

O que é vírus: tipos, reprodução e estrutura

Você certamente já teve alguma doença causada por vírus (do latim virus = veneno). Algumas viroses comuns são gripe, sarampo, herpes, hepatite, resfriado, dengue, catapora, caxumba, rubéola, febre amarela, entre outras.

Entender os vírus que causam doenças é uma das razões pelas quais seu estudo é fundamental. Os vírus prejudicam pessoas, plantas e animais e devem ser estudados também por profissionais interessados em combater doenças em criações e plantações, por exemplo.

O que é um vírus?

Os vírus são seres de organização muito simples: cápsulas de proteína (às vezes há outras substâncias, como lipídios e glicídios) com material genético (DNA ou RNA) em seu interior. Os vírus são interessantes porque são diferentes de todos os outros organismos, sejam procariontes ou eucariontes.

vários vírus

Os vírus causam doenças como a gripe, a Aids e poliomelite (Foto: depositphotos)

Eles não pertencem a nenhum dos cincos reinos e, para muitos cientistas, não são considerados seres vivos, pois não possuem metabolismo próprio. Esses cientistas definem os vírus como agentes patogênicos, isto é, causadores de doenças.

Outros pesquisadores consideram os vírus seres vivos por apresentarem capacidade de replicação, hereditariedade e estarem sujeitos à evolução.

Tipos de vírus

Os vírus podem ser de três tipos: adenovírus, retrovírus e arbovírus.

Como se reproduzem

Os vírus são capazes de se reproduzir somente quando estão no interior de uma célula. Os novos vírus formados são semelhantes ao original, caracterizando, portanto, propriedades de reprodução e hereditariedade. Como também são capazes de sofrer mutações no ácido nucleico (DNA ou RNA), eles podem evoluir.

Dessa forma, quando estão no interior de células vivas, os vírus apresentam certas propriedades de seres vivos. Fora delas, no entanto, não possuem essas propriedades e permanecem inertes, capazes até mesmo de cristalizar-se como alguns minerais. Por isso dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

Estrutura dos vírus

Menina com febre

(Foto: depositphotos)

Os vírus são formados por uma cápsula de proteína, o capsídeo, com várias subunidades, os capsômeros. No interior do capsídeo há um ácido nucleico (DNA ou RNA). Ao conjunto formado pelo capsídeo e pelo ácido nucleico, damos o nome de nucleocapsídeo.

Em alguns vírus, o capsídeo é coberto por uma membrana lipídica, constituída pela membrana plasmática da célula invadida. Proteínas virais podem estar mergulhadas nessa membrana.

Doenças causadas por vírus

É grande o número de viroses, ou seja, doenças causadas por vírus. Vejamos algumas:

Gripe e resfriados comuns

Embora sejam doenças causadas por vírus diferentes, seus sintomas são semelhantes: coriza, obstrução nasal, tosse e espirro. Em geral, febre e dores no corpo só aparecem em casos de gripe.

No caso da gripe, a vacina oferece uma proteção limitada, de cerca de um ano. Isso acontece porque os vírus da gripe sofrem muitas mutações.

Poliomelite

Na maioria das pessoas, essa virose causa apenas febre e mal-estar. Em alguns casos, porém, pode atacar o sistema nervoso, o que pode provocar paralisia e levar à morte.

O vírus ataca as células na parte cinzenta da medula. A transmissão ocorre por meio de água ou alimentos contaminados ou por contato com a saliva ou fezes do doente. A vacinação é fundamental.

Dengue

O vírus da dengue é transmitido, no Brasil, pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ele é pequeno, de cor escura, vive nas regiões urbanas e tem hábitos diurnos. É possível identificar pequenas listras brancas em suas patas.

Febre amarela

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e do mosquito do gênero Haemagogus (nas matas). O doente apresenta febre, vômito, dor no estômago e lesões no fígado, o que torna a pele amarelada. A prevenção é feita com combate ao mosquito e vacinação.

Aids

A Aids é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ela é transmitida de uma pessoa infectada para a outra através de relações sexuais, compartilhamento de objetos que possam entrar em contato com sangue, como por exemplo, tesoura, lâmina de barbear, alicate de unha e seringas. Além disso, também é transmitido pelo leite materno.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Os vírus transmitem diversas doenças;
  • Muitos cientistas não consideram os vírus como seres vivos, pois não possuem células;
  • Os vírus podem ser de três tipos: adenovírus, retrovírus e arbovírus;
  • Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios;
  • A organização dos vírus é simples, podendo ser de DNA ou RNA.

Exercícios resolvidos

1- Como você defenderia a teoria de que os vírus não são seres vivos?
R: Muitos cientistas não consideram os vírus como seres vivos, pois eles não são formados por células, ou seja, não possuem metabolismo próprio.
2- Cite três doenças virais.
R: Aids, febre amarela e dengue.
3- Os vírus são constituídos de que?
R: DNA ou RNA e proteínas.
4- Por que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios?
R: Porque eles necessitam de uma célula para realizar suas atividades metabólicas.
5- O que é o capsídeo?
R: É a cápsula de proteína que envolve o vírus.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» FLORES, Eduardo Furtado. Estrutura e composição dos vírus. ORG., p. 19, 2007.