Publicado por Anna de Cássia

Acróstico é quando utilizam as letras de uma palavra para formar outras palavras ou uma frase correspondente. Por exemplo, utiliza-se o nome de uma pessoa para fazer um acróstico com adjetivos que expressem as qualidades dela.

Amiga
Linda
Inteligente
Nobre
Estudiosa

No acróstico, a letra utilizada pode ser a letra inicial da palavra, como no exemplo acima, ou pode ser a última letra, a do meio, não importa muito a posição. Veja abaixo mais alguns exemplos.

O que é um acróstico?

Foto: Reprodução

Exemplos de acróstico

Amável
coMpanheira
Inteligente
leGal
cArinhosa

Protetor
preocupAdo
comPanheiro
Amoroso
atencIoso

Acróstico de frases

Não é só com palavras e adjetivos que os acrósticos são feitos. É muito comum também se utilizar de frases mais longas para escrever o acróstico. Fica mais elaborado, bem bonito e especial. A baixo mostramos o exemplo de uma poesia feita no formato de um acróstico pela poetisa paranaense Santher:

Minha Razão de Viver

Felicidade maior que se
Instalou em minha vida…
Luz que ilumina e me mostra o
Horizonte a seguir… Abrigo
Onde repouso meus
Sonhos, sem nunca pensar em desistir

Como criar seu próprio acróstico

Fazer um acróstico não é nada muito difícil, para isso é necessário apenas ter muita criatividade, e deixar a imaginação rolar solta na hora de escolher as palavras ou frases. Dependendo da finalidade do acróstico que você pretende construir, podemos fazer de várias maneiras possíveis.

Se no natal você quiser dar um cartão super especial e original para sua mãe ou o seu melhor amigo (a), nada melhor para isso que fazer um acróstico.  Vamos te ensinar a fazer um rapidinho.

  1. Escreva “FELIZ NATAL” na vertical, uma letra em cada linha. É importante que todas as letras sejam maiúsculas ou com cores diferentes das outras palavras, para poderem se destacar.
  2. Pense em coisas boas que você quer desejar para o seu amigo (a) neste natal, que comecem com a letra indicada. Por exemplo, na primeira linha temos um “F”, então escreva uma palavra que começa com essa letra, como “Felicidade”.
  3. Na segunda linha escolha uma palavra que começa com “E”, por exemplo “Esperança”.
  4. Escolha uma palavra para cada letra da frase “FELIZ NATAL” e vá escrevendo uma abaixo da outra, sempre lembrando de destacar a primeira letra.

O mais legal disso é que você pode usar a sua imaginação e fazer algo bem legal e criativo com o nome da sua mãe e as qualidades dela, com uma mensagem de felicitações, etc. E não precisa seguir a risca os passos acima, não precisa ser sempre com a primeira letra da palavra… Você pode fazer como quiser!

Veja mais!