Publicado por Robson Merieverton

Presente na lista de material escolar, o compasso é um instrumento que possui ampla utilização nas aulas de geometria.

Apesar de ser desconhecido por alguns alunos, sobretudo aqueles que estão iniciando a vida escolar, o compasso pode ser visto como um companheiro indispensável, principalmente dependendo da carreira escolhida para o futuro.

O compasso é conhecido como sendo um objeto que possui duas haste articuladas unidas por um ponto, semelhante a uma pinça, o que possibilita que elas sejam abertas em ângulo de 180°. Na terminação de cada haste, o compasso possui uma ponta: em uma das extremidade uma agulha de metal, que possibilita fixá-lo em um ponto no papel e na outra um estilete de grafite.

Esse instrumento é usado para traçar círculos perfeitos, que podem ser de diâmetros diferentes a partir da abertura das hastes.

O que é um compasso escolar e em quais séries se usa

Foto: depositphotos

Esse tipo de compasso, também conhecido como parabólico, foi inventado, há muitos anos, por Leonardo da Vinci. Além do tipo mais comum de compasso, também existem outros, utilizados em desenhos mais técnicos, por exemplo.

Tipos de compasso

Para que o compasso atenda a todo tipo de necessidade, sobretudo aquelas ligadas aos desenhos técnicos, a ponta de grafite pode ser substituída por um adaptador, que permite acoplar uma lapiseira ou caneta. Outro acessório é o tira-linhas, um instrumento que funciona como uma espécie de bico de pena. Ele é semelhante a uma fina pinça, com um parafuso que permite regular a distância entre as pontas.

O chamado compasso balaústre, possui um parafuso transversal às duas hastes, que permite ajustar a abertura e mantê-la fixa, impedindo alterar a abertura acidentalmente.

O compasso na vida escolar

Por representar um instrumento relativamente perigoso, já que pode causar possíveis acidentes, o compasso só é utilizado na escola quando o aluno já sabe diferenciar o que pode lhe fazer mal ou não. Ele é de difícil manuseio para as crianças de menos idade, por isso é inserido na lista de material escolar nos primeiros anos do ensino fundamental, sendo utilizado na disciplina de artes ou educação artística.

O compasso pode ser usado de forma mais específica, onde é explicado a sua utilização ou na prática mesmo, com a construção de círculos. É importante ressaltar esse utilização, já que ele corresponde a uma ferramenta de trabalho usada por alguns profissionais no dia-a-dia, a exemplo do engenheiro, arquiteto cartunista, matemático, entre outras.

Veja mais!