Publicado por Priscila Melo

Diariamente passamos por inúmeras situações onde temos que expressar nossos pensamentos, opiniões, vontades, sentimentos… Isso pode acontecer na escola, em casa, com os amigos, em uma reunião ou em qualquer outro lugar onde possa haver a interação com outras pessoas.

O que é um debate?

Foto: Reprodução

Nessas situações temos a oportunidade de conhecer as ideias e pensamentos de outras pessoas, algumas vão de acordo com a suas, porém outras divergem, mas é importante lembrar que é preciso respeitar as ideias de cada um. Você pode até não concordar, mas deve respeitar os pensamentos de todos.

Significado

Quando a comunicação passa a ser mais formal e os interlocutores têm a oportunidade de discutir mais formalmente apresentando argumentos e contra-argumentos sobre algum assunto específico que seja do interesse dos que estão presentes temos o debate.

Como ocorre?

Para se fazer um debate não é só juntar umas pessoas e começar a se expressar, existem algumas regras que são preestabelecidas para que haja uma melhor organização. Deve sempre haver um mediador, que tem a função de comandar o debate, ele deve procurar manter o nível e a organização do mesmo. Os participantes devem ter um bom embasamento teórico sobre o assunto que será discutido, geralmente, cada participante tem um tempo para mostrar sua opinião, isso ocorre para que nenhum participante seja lesado, pois todos têm o mesmo tempo para se expressar.

Onde vemos os debates?

Como já foi dito anteriormente, os debates mais informais ocorrem diariamente em nosso cotidiano, podendo ser na escola, no trabalho, em casa e em outros locais.  Já aqueles debates mais elaborados e formais, podemos ver na televisão, na internet, nas rádios ou ao vivo.

Os debates que mais vemos na televisão são os políticos, sempre que as eleições vão se aproximando as emissoras se programam e passam a organizar os debates entre os políticos. Nesses debates os participantes levam suas propostas para as campanhas eleitorais, questões a serem respondidas e questionamentos que serão feitos aos outros participantes, nesses debates a dinâmica de cada participante fica em evidência e a principal característica destes é a força argumentativa de cada participante.

A linguagem usada num debate

A linguagem que é utilizada nesse gênero varia muito de acordo com a situação em que o debate ocorre. Se for entre amigos ou em situações em que há certo grau de intimidade entre os participantes a linguagem normalmente, é informal. Isso também depende da faixa etária e do nível cultural dos participantes.

Quando o debate ocorre em situações mais sérias e formais a linguagem também muda e passa a seguir a norma padrão ou culta da Língua Portuguesa. Nestes casos os debates são mais bem elaborados, como em apresentações de trabalhos, reuniões entre outros.

É importante sempre lembrar que debater não significa brigar, o debate é uma discussão saudável, onde é possível trocar ideias e aumentar o conhecimento a respeito de vários assuntos.

Veja mais!