Publicado por Lia Vieira

Ilha é um prolongamento do relevo, estando numa depressão absoluta, preenchida por água em toda sua volta, isto é, popularmente falando, entendemos que a ilha é uma área de terra cercada de água por todos os lados.

Podemos encontrar ilhas em oceanos, mares, rios e lagos, no entanto, os dois principais tipos de ilhas são as oceânicas e as continentais.

Ilhas oceânicas

As ilhas oceânicas se formam através dos vulcões. O vulcão entra em erupção em baixo das profundezas do oceano e empurra o seu fundo de terra para cima, criando-se uma montanha.

No Brasil encontramos algumas ilhas oceânicas distantes do litoral, como por exemplo, os arquipélagos de Fernando de Noronha, dos Abrolhos e de São Pedro, todas presentes no oceano Atlântico. Outro tipo de ilha que encontramos no oceano, são chamados de atóis.

O que é uma ilha?

Foto: Reprodução

Atóis – Ilhas do oceano

Um atol se forma através de um cinturão de terra em torno de uma superfície de água pouco profunda chamada laguna.

São formados quando os corais constroem um recife ou colônia ao redor do ponto mais alto de uma ilha vulcânica. Os recifes ao atingirem a superfície da água, muitas vezes se transformam em terra, no entanto, quando o peso do anel de corais ao redor for muito grande, pode acabar afundando a ilha vulcânica a tornando apenas uma laguna na superfície. Como exemplo de atóis podemos citar as Ilhas Marshall, localizadas na Oceania, são formadas por atóis.

Ilhas continentais

As ilhas continentais levam este nome por estarem próximas aos continentes. As ilhas continentais são feitas da mesma massa de terra do continente mais próximo. São formadas por invasão do mar no litoral, onde a terra desaparece embaixo da água e os cumes das colinas próximas tornam-se ilhas. No Brasil, a Ilha de São Sebastião, localizada no estado de São Paulo é um exemplo de ilha continental.

Ilhas em rios e lagos são consideradas ilhas continentais?

Sim. No entanto, essas ilhas são classificadas em uma categoria especial, as chamadas ilhas fluviais. Curiosidade: A maior ilha fluvial do mundo está localizada no Brasil, é a ilha do Bananal, no estado de Tocantins.

Existem ilhas na confluência de rios com o mar?

Sim. As ilhas na confluência de rios com o mar são chamadas de ilhas fluviomarítimas, como por exemplo, a ilha de Marajó, localizada no estado do Pará.

Arquipélagos

Arquipélago é um grupo de ilhas que podem ser tanto de origem oceânicas como continentais. Um exemplo de arquipélago é o Japão. O arquipélago mais famoso do Brasil e o de Fernando de Noronha.

Veja mais!