Publicado por Pollyana Batista

Todo ano é a mesma correria para garantir a escola das crianças nos melhores centros de ensino, sejam públicos ou privados. Não é fácil lidar com tantos requisitos, exigências e pagamentos. Porém, existem detalhes que você tem que saber antes de matricular o filho na escola.

Essas informações e levantamentos fazem toda a diferença para facilitar o seu dia a dia e para que a escola atenda às expectativas de toda a família. Observe, anote e parta para o planejamento agora mesmo.

O que pesquisar antes de matricular o filho

Veja a localização da escola

A localização da escola é tão fundamental que acaba sendo um dos primeiros tópicos decisivos na hora de escolher um centro de ensino para seus filhos. Isso acontece pois estamos cansados de ficar presos no trânsito ou perder muito tempo entre os deslocamentos. Para facilitar a vida de todo mundo, a localização tem que ser levada a sério.

Revise seu orçamento

Se a escola do seu filho for particular, cabe uma análise profunda sobre as implicações orçamentárias de matriculá-lo no local. Se, ao longo dos meses, você ficar sem dinheiro para pagar alguma das mensalidades, seu filho pode perder o ano e ser prejudicado. Por isso, só dê os passos que suas pernas podem aguentar. Certamente, você vai encontrar uma escola que cabe no seu bolso, sem comprometer tanto o orçamento doméstico.

Conheça a pedagogia da escola

Os valores pedagógicos são importantes na condução dos trabalhos ao longo do ano. Vale a pena fazer essa pesquisa antes de matricular o filho na escola. Para isso, visite o colégio, converse com os pais e descubra se o modelo pedagógico empregado é o mesmo que você acredita.

Veja também: Benefícios de estudar matemática

Consulte o histórico

Faça um levantamento do histórico do colégio antes de realizar a matrícula na escola. Isso inclui a busca por postura da instituição diante de escândalos ou a participação e realização de eventos. Também é importante avaliar o desempenho dos seus alunos em avaliações como o Enem. Isso ajuda na avaliação da qualidade de ensino.

Pergunte por atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são um grande diferencial de determinadas escolas. Esporte, lazer, religião, cultura e social são atividades que agregam ao currículo da criança. Veja tudo o que é oferecido além da grade curricular tradicional e opte por aquela que ofereça mais oportunidades para os pequenos.

Veja tambémTécnicas de como de regular o tempo de estudos do meu filho

Exija segurança

Infelizmente essa questão de segurança não devia nem entrar na pauta de uma família que está à procura de uma escola para o seu filho, mas infelizmente essa realidade tem que ser considerada. Com as cidades cada dia mais violentas e perigosas, deixar seu filho em um ambiente inseguro é impensável. Câmeras, seguranças particulares, escadas com corrimões, piscinas cobertas e todos outros detalhes devem ser verificados.

Escolha profissionais capacitados

A excelência no ensino também começa com a escolha de escolas que detenham os profissionais mais capacitados em cada área. Logo, procure levantar o currículo dos diretores, gestores, professores e outros profissionais envolvidos na instituição. Elas poderão somar muito na educação na decisão de matricular o filho na escola.

Veja também: Como pesquisar um tema escolar

Veja mais!