Publicado por Katharyne Bezerra

Pedras preciosas, elementos religiosos, figas, cruzes etc. Todos estes elementos têm algo em comum: são utilizado para proteger alguém ou alguma coisa. Chamados de amuletos da sorte, estes itens servem para afastar a negatividade e trazer situações e sentimentos positivos para as pessoas.

Existem diversos amuletos, alguns deles bem conhecidos por suas atribuições. Você sabe quais são, de onde vieram e quais são as funções? Acompanhe!

Como surgiram os amuletos da sorte?

Durante toda a história da humanidade, o primeiro registro que se tem sobre amuletos partiu de um naturalista e filósofo romano chamado de Plínio, conhecido como o Velho, em 79 d.C.

O que são e para que servem os amuletos da sorte?

Foto: depositphotos

Na obra “História Natural”, de sua autoria, Plínio faz menção a três tipos de amuletos: os objetos para proteção de má sorte e negatividade; objetos que contém substâncias profiláticas; e objetos usados como remédios.

Exemplos de amuletos para atrair energia positiva

Olho grego

O que são e para que servem os amuletos da sorte? - Olho Grego

Foto: depositphotos

Este elemento é muito popular, pois é muito utilizado em colares e pulseiras. Acredita-se que ele consegue transformar energias negativas em positivas. Desta forma, protege a pessoa contra o mau olhado, a inveja e outros sentimentos ruins.

Pimenta

O que são e para que servem os amuletos da sorte? - Pimenta

Foto: depositphotos

Muito conhecida por afastar o mau olhado, a pimenta ainda é usada para inibir as energias negativas, sugando elas para si mesma. Já o azar e outras intenções negativas que uma pessoa pode despertar em outra, também podem ser combatidos com este amuleto.

Yin Yang

O que são e para que servem os amuletos da sorte? - Yin Yang

Foto: depositphotos

Símbolo chinês, o yin yang é a representação do bem e do mal, as duas principais forças que regem o universo. É usado, muitas vezes, para neutralizar as energias dos lugares, tendo em vista que ele representa o equilíbrio.

Estrela de Davi

O que são e para que servem os amuletos da sorte? - Estrela de Davi

Foto: depositphotos

Utilizada no corpo ou no ambiente, este símbolo mágico é tido como um elemento capaz de atrair proteção e, ao mesmo tempo, afastar o azar. Trata-se de uma estrela com seis pontas, que tem uma história muito antiga.

Trevo de quatro folhas

O que são e para que servem os amuletos da sorte? - Trevo de Quatro Folhas

Foto: depositphotos

Não é fácil encontrar um trevo de quatro folhas, por isso que acredita-se que um indivíduo ao encontrá-lo terá bastante sorte na vida. Ao contrário dos demais símbolos até agora citados, este é o único considerado um talismã natural.

Olho de Hórus

O que são e para que servem os amuletos da sorte? - Olho de Hórus

Foto: depositphotos

 

Dentro da mitologia do Egito existem diferentes deuses e um deles se chama Hórus, o deus que consegue simbolizar o sol (olho direito) e a lua (olho esquerdo) de uma só vez. Por isto, este amuleto representa coragem, força, proteção e  poder, coragem e proteção.

Veja mais!