Publicado por Robson Merieverton

Sabe aqueles adjetivos que classificam uma determinada palavra dentro de um contexto? Eles são conhecidos na língua português como sinônimos. A classificação dada pelo uso dos sinônimos estão vinculadas a palavras que apresentam o mesmo sentido em relação a que está sendo evidenciado.

Os sinônimos são conhecidos pela riqueza que podem proporcionar para uma frase ou texto. Por exemplo, dentro de uma mesma frase, é possível alternar duas ou mais palavras sem que o seu sentido e significado sejam mudados.

Em termos gramaticais, o sinônimo se refere a uma palavra que está dentro de uma mesma categoria, onde o sentido da palavra é o mesmo.

o-que-sao-e-para-que-servem-os-sinonimos

Foto: Pixabay

Exemplos de sinônimos

Depois de conhecer o sentido do sinônimo, ficou bem fácil identificar alguns, certo? Para facilitar ainda mais, seguem alguns exemplos:

Bonito – belo
Alegria – júbilo
Carro – automóvel
Diferente – distinto
Inteiro – completo
Pedra – rocha
Fácil – simples
Comprido – longo
Distante – longínquo
Semelhante – parecido

Tipos de sinônimo

Mediante classificação gramatical, existem dois tipos de sinônimos: perfeitos e imperfeitos. Eles se diferenciam de acordo com o significado que apresentam.

Sinônimos perfeitos

Esse tipo de sinônimo é identificado quando uma palavra que é usada no contexto apresenta o mesmo significado de outra. Esse tipo de sinônimo não é tão comum de ser encontrado.

Como exemplo de sinônimos perfeito temos:

Morte – Falecimento
Idoso – Ancião
Léxico – Vocabulário
Belo – Bonito
Abecedário – Alfabeto

Sinônimos imperfeitos

Diferente dos sinônimos apresentados anteriormente, os sinônimos imperfeitos são identificados por palavras que apresentem significados bem parecidos, porém, diferentes entre si.

A partir dessa definição, seguem alguns exemplos dos sinônimos imperfeitos:

Beleza – Formosura
Receoso – Medroso
Paixão – Amor
Município – Cidade
Riacho – Córrego

Importância dos sinônimos

O uso dos sinônimos é bastante aplicado em frases e textos como um todo. Eles são importantes para mostrar o quão o texto é rico, já que, a repetição de palavras faz com que ele seja pobre, tornando a leitura monótona e enfadonha.

Uma boa dica para utilizar os sinônimos de forma correta é prestar atenção ao contexto da frase. Outro cuidado que deve ser tomado é quanto a mudança do significado pelo emprego do sinônimo. Para evitar essas confusões, leia o texto com atenção.

Veja mais!