Publicado por Anna de Cássia

Proteínas são substâncias orgânicas que estão presente em todas as estruturas do nosso corpo, sem exceção. Por isso a proteína é uma das mais fundamentais substâncias do organismo, pois ela participa não só da estrutura dos órgãos e células, como também auxilia o seu funcionamento.

O que são e qual a importância das proteínas?

Foto: Reprodução

A síntese de proteínas

Síntese significa fabricação. Logo, as proteínas são sintetizadas dentro das células do nosso corpo, mais especificamente dentro dos ribossomos, que são organelas muito importantes presentes no citoplasma celular. Mas do que são feitas as proteínas?

Elas são formadas a partir da união de várias moléculas menores, chamadas aminoácidos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos, e todos eles são necessários para formar a proteína.

Os aminoácidos

A maior parte desses 20 aminoácidos é produzida no próprio corpo, porém, uma pequena parte só pode ser obtida através da alimentação. Por isso, é extremamente importante para a sobrevivência que o ser humano busque se alimentar de comidas que possuem esses aminoácidos necessários.

Podemos dizer que qualquer alimento de origem animal possui uma grande quantidade do aminoácido que o nosso corpo não pode produzir. Os principais itens da lista são:

  • Leite
  • Queijo
  • Manteiga
  • Ovo
  • Carnes (boi, frango, peixe, porco, frutos do mar, etc.)

Onde podemos encontrar a proteína no corpo

As proteínas estão presentes em praticamente todas as estruturas do corpo. Porém, existem alguns lugares em que podemos vê-las com mais evidência e destaque. As hemácias, por exemplo, que são as células do sangue, são um tipo de proteína cuja função é transportar o oxigênio por todo o corpo.

As nossas unhas e cabelos são formados por queratina, que é um tipo de proteína. A parede das nossas células, que envolve o citoplasma, é formada por proteínas que controlam a entrada e saída de substâncias dentro da célula, como água, sais minerais e outros nutrientes.

As enzimas são proteínas que atuam em diversas reações em nosso organismo, sendo a principal delas a digestão dos alimentos. Ou seja, quando comemos algo, é a enzima presente em nossa saliva e suco gastrointestinal que vai digerir o alimento, transformar ele em pequenas partes menores para que os nutrientes importantes da comida possam ser absorvidos pelo organismo.

Veja mais!