Publicado por Anna de Cássia

Também conhecidos como glicídios, os carboidratos são açúcares que têm como principal função fornecer energia para o funcionamento do nosso corpo. Por isso eles são essenciais para a vida, pois é com a energia vinda dos carboidratos que nós conseguimos andar, pular, correr, comer, digerir… Todas as funções metabólicas do nosso organismo acontecem graças à fonte de energia chamada de carboidrato.

O que são e qual a importância dos carboidratos

Foto: Reprodução

Onde podemos encontrar carboidratos?

É possível encontrar carboidrato em diversos alimentos de origem vegetal – a única exceção é o mel, um alimento rico em carboidratos que é produzido pelas abelhas, logo, possui origem animal.

Veja quais são os alimentos considerados principais fontes de carboidratos:

  • Frutas: maçã, banana, manga, etc.
  • Raízes e tubérculos: batata, cenoura, aipim, beterraba, etc.
  • Cereais: arroz, aveia, trigo, etc.
  • Leguminosas: feijão, soja, ervilha, etc.

A função estrutural dos carboidratos

Quem pensa que a única função o carboidrato é fornecer energia para o corpo está muito enganado. A verdade é que esses glicídios também são muito importante para a função estrutural do nosso organismo, pois podemos encontra-los tanto no DNA como no RNA.

Classificação dos carboidratos:

Monossacarídeos

São açúcares muito simples e solúveis em água. Dentro desse grupo está a glicose (açúcar que é produzido pelas plantas na fotossíntese), frutose (o açúcar presente no mel) e galactose (carboidrato presente no leite).

Dissacarídeos

Um dissacarídeo é formado a partir da união de 2 monossacarídeos, logo, também são solúveis em água. Os dissacarídeos podem ser divididos em sacarose e lactose, de acordo com qual monossacarídeo está na composição.

Glicose + frutose = sacarose.

Glicose + galactose = lactose.

A Sacarose é o açúcar que nós consumimos em casa, quando colocamos para adoçar o suco, o café e os doces. Os principais alimentos onde este tipo de carboidrato pode ser achado são a cana-de-açúcar e a beterraba.

Já a lactose é o açúcar que nós encontramos no leite e seus derivados, como queijos, manteigas, iogurtes, etc. A lactose é a principal fonte de energia do bebê recém-nascido, pois está presente em muita abundância no leite materno.

Polissacarídeo

A união de centenas e até milhares e monossacarídeos forma os polissacarídeos. Estes, ao contrário dos demais, não são volúveis em água. Os polissacarídeos podem ser dividido em: Amido, que é a principal fonte de energia da nossa alimentação e está presente dentro de raízes e tubérculos, como as batatas; celulose, encontrada principalmente na parede celular dos vegetais; e quitina, presente no exoesqueleto dos artrópodes, como os insetos e crustáceos.

Veja mais!