Publicado por Ana Ligia

Muito se fala sobre o Enem, o exame responsável pelo ingresso de milhões de jovens, anualmente, em diversas faculdades pelo Brasil. Vamos conhecer melhor mais sobre essa importante avaliação?

O que significa ENEM?

A sigla do Enem significa Exame Nacional do Ensino Médio e é uma prova realizada pelo Ministério da Educação que tem como principal objetivo avaliar se os alunos que já terminaram o ensino médio estão aptos ou não a ingressarem na faculdade.

Como é feita a prova?

A prova é feita em dois dias separados. O primeiro dia, sempre em um sábado, traz 90 questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

Logo no dia seguinte já é realizada a segunda parte do exame que aborda as matérias de português, literatura, redação, língua estrangeira e matemática.

O que significa o tão falado Enem?

Foto: Ana Elisa Santana/ Portal EBC

O candidato tem 4h30 para fazer a prova do primeiro dia e uma hora a mais para a segunda avaliação. A prova acontece anualmente, geralmente, no mês de setembro.

Para que serve o Enem?

Principalmente par ingressar nas principais universidades e faculdades do Brasil, sendo o conhecido como “vestibular”. Cada curso tem uma nota mínima exigida, mas isso irá depender de acordo com cada universidade. Mas a prova do Enem também tem outras utilidades.

A nota serve como critério para os alunos que estão tentando uma bolsa de estudo através do Programa Universidade para Todos (Prouni). É preciso ter atingido, no mínimo, 400 pontos no exame para conseguir participar do programa do governo que financia até 50% dos estudos para pessoas de baixa renda.

Um processo parecido com o Prouni é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Que serve como um empréstimo dado pelo governo. Após o término da faculdade, os alunos de baixa renda que conseguirão ingressar na faculdade e aderiram ao programa através da nota do Enem terão anos para poder quitar a dívida.

A nota do Enem serve ainda para os universitários que pretendem concorrer a uma bolsa de estudo no exterior através do programa Ciências Sem Fronteiras (CSF). Para conseguir uma vaga para estudar até 1 ano e 4 meses fora do país é necessário atingir, pelo menos, 650 pontos no exame do ensino médio.

Além de tudo isso, com a nota do Enem, o aluno consegue emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, sendo necessário, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação.

Veja mais!