Publicado por Anna de Cássia

O que você sabe acerca desse tema? Estudar e entender mais sobre o nosso solo é algo muito importante, pois é dele que vem, por exemplo, vários de nossos alimentos. E ele é também muito importante para uma das principais atividades econômicas do Brasil, que é a agricultura. Vamos conhecer o solo então?

O solo

Foto: Reprodução

O que é o solo?

Solo é a camada superficial da crosta terrestre, ou seja, o chão onde nós pisamos. Ele é formado por terra, vários minerais e também por matéria orgânica que veio da decomposição de animais e plantas. O solo é rico e nutrientes, e alguns possuem dentro água e pedras preciosas. É também a casa de vários animais, como as formigas, as minhocas, etc.

A importância do solo é gigante na vida de vários seres vivos: ele dá nutriente para as plantas, casa para várias espécies de animais, e nos dá alimentos através da produção agrícola.

Caracterização do solo

Existem vários tipos de solo diferentes, e o que contribui para que o solo seja diferente em alguns lugares é o clima do lugar, a incidência solar, a rocha que originou o solo, a cobertura vegetal, matéria orgânica, dentre vários outros fatores que ainda podem influenciar. O solo pode ser classificado de quatro formas diferentes: arenoso, argiloso, humoso e calcário.

Solo arenoso

Como o próprio nome diz, esse tipo de solo é formado por uma grande quantidade de areia, como a areia da praia. É um tipo de solo bastante permeável, pois a água entra nele com muita facilidade, se infiltrando pelos espaços que ficam entre os grãos da areia. Normalmente é um solo pobre em nutrientes, por esse motivo é difícil você ver muitas plantas em solos arenosos.

Solo argiloso

Esse tipo de solo é formado por grãos de areia muito pequenos e bem mais compactados do que no solo arenoso, ele não deixa espaço entre os grãos de areia, e por isso se torna impermeável, ou seja, difícil da água se infiltrar. É um solo muito rico em nutrientes, e por isso ele pode ser muito bom para a prática de atividades agrícolas.

Solo humoso

Também conhecido como terra preta, o solo humoso é muito fértil, pois é feito em sua grande parte de matéria orgânica em decomposição, que funciona como um adubo para as plantas. Esse é o solo mais recomendado para a prática da agricultura.

Solo calcário

Típico de regiões desérticas, esse solo possui poucos nutrientes, mas possui uma grande quantidade de pedaços rochosos em sua composição, ou seja, muitos pedaços de pedra em meio ao solo. É pouco indicado para a agricultura.

Veja mais!