Publicado por Lia Vieira

Você já reparou na variedade de animais diferentes que encontramos em nosso planeta? Animais grandes, pequenos, alguns vivem na água, outros na terra, animais que voam, espécies coloridas, entre muitas outras características.

Mas afinal, você sabe o que são animais vertebrados? Animais vertebrados são todos aqueles caracterizados pela presença de uma medula espinhal e uma coluna vertebral. Os animais vertebrados são divididos em cinco subgrupos, sendo eles:

  • Os mamíferos
  • As aves;
  • Os peixes;
  • Os répteis;
  • Os anfíbios.

Características gerais dos animais vertebrados

Como vimos anteriormente, os animais vertebrados devem possuir uma medula espinhal e uma coluna vertebral. Além disso, encontramos um sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), sistema muscular (músculos estriados, cardíaco e liso) e esqueleto interno, que formam suas estruturas.

O universo dos animais vertebrados

Foto: Pixabay

Já o sistema respiratório, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (através da respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar). Os seus órgãos possuem os tecidos: conjuntivo epitelial, vascular, muscular e nervoso.

O corpo dos animais vertebrados é formado pela pele, que é composto por duas camadas: a derme (parte interna) e a epiderme (parte externa).

Animais vertebrados: mamíferos

Os mamíferos têm como característica principal o fato de possuírem glândulas mamárias, fazendo com que as fêmeas deste subgrupo possam produzir leite e amamentar seus filhotes.

Os mamíferos possuem o corpo coberto de pelos e possuem a respiração pulmonar.

Exemplos de mamíferos: gato, cachorro, macaco, ser humano, onça, cavalo, carneiro, coelho, rato, urso, entre outros.

Animais vertebrados: aves

A principal característica das aves é ter um corpo coberto por penas. As aves nascem de ovos, e possuem, patas, bicos e asas. A respiração das aves é realizada de forma pulmonar.

Muitas espécies de aves são capazes de voar, alcançando alta velocidade e distância impressionante.

Exemplo de aves que voam: cegonha, corvo, pomba, gavião, joão de barro, beija flor, entre outros.

Exemplo de aves que não voam: galinha, avestruz, ema, pinguim, entre outros.

Animais vertebrados: peixes

Os peixes têm como característica principal ter a pele coberta de escamas, os peixes também são capazes de respirar dentro da água (respiração branquial), por serem animais essencialmente aquáticos.

Podem ter esqueleto ósseo ou cartilaginoso, esta cartilagem tem a mesma função dos ossos, no entanto, possuem mais flexibilidade.

Exemplo de peixes: tubarão, cavalo marinho, lampreia, peixe-palhaço, dourado, entre outros.

Animais vertebrados: répteis

A principal característica dos répteis é possuírem a pele coberta de escamas ou carapaça. Sua respiração é pulmonar, e a maioria dos répteis são animais terrestres, que vivem perto de ambientes com água.

Os répteis nascem de ovos que saem da cloaca, e através da temperatura ambiente, é definido se a ninhada será composta por machos ou fêmeas.

Exemplos de répteis: tartaruga, cobra, lagarto, lagartixa, jacaré, entre outros.

Animais vertebrados: anfíbios

Os anfíbios têm como característica principal a pele lisa e úmida, sem pelos. Seus ovos são desenvolvidos na água e depois de adultos, estes animais passam a viver na terra, no entanto, sempre em locais úmidos.

O corpo de um anfíbio é capaz de se modificar durante o seu amadurecimento até a fase adulta (metamorfose). Quando nascem são chamados de girinos e possuem respiração branquial, e quando crescem se transformam e passam a respirar pelos pulmões.

Exemplos de anfíbios: rã, sapo, perereca, cobra-cega, salamandras, entre outros.

Veja mais!