Publicado por Anna de Cássia

O que você sabe sobre o Universo? Universo é tudo o que existe. Desde a menor das partículas, como os átomos, até às coisas gigantes, como as galáxias.

O tamanho do universo

Mesmo com todos os avanços tecnológicos que tivemos na ciência e com tantas pesquisas, até hoje os cientistas, astrofísicos e astrônomos ainda não conseguiram descobrir qual é a dimensão do Universo.

Onde o universo começa? Onde termina? Essas perguntas não podem ser respondidas, pois o Universo é tão grande e complexo que se torna difícil encontrar essas respostas. Algumas pessoas até ousam dizer que o Universo é infinito, ou seja, ele nunca acaba.

O universo e os astros

Foto: Reprodução

O que está dentro do universo?

Dentro do Universo nós podemos encontrar bilhões de galáxias. Isso mesmo! E dentro de cada galáxia existe vários planetas, satélites naturais, cometas, asteroides, estrelas, poeira cósmica e muitos outros tipos de corpos celestes.

Também existem satélites artificiais no universo, que são mandados ao espaço pelo homem, para nos ajudar a transmitir, por exemplo, sinais de televisão.

As estrelas

Podemos encontrar uma infinidade de estrelas no universo, de vários tipos e tamanhos diferentes. Têm algumas estrelinhas, que são pequenos pontos de luz no universo, enquanto existem outras estrelas bem maiores, como o sol, que ilumina toda uma galáxia.

Mas afinal, o que são as estrelas? Podemos dizer que as estrelas são corpos luminosos, ou seja que brilham sozinhas. Isso acontece porque dentro delas ocorrem várias reações termonucleares, o que faz com que as estrelas liberem energia em forma de luz.

As galáxias

Como já foi dito, existem muitas galáxias no universo. Uma dessas galáxias é chamada de Via Láctea, e é a galáxia onde nós estamos. Dentro dela se encontra o sistema solar, que é um conjunto de corpos (planetas, satélites, etc.) que gira em torno de uma estrela principal (o sol).

Quais são os planetas do sistema solar?

Ao todo o sistema solar possui oito planetas. São eles:

  • Mercúrio
  • Vênus
  • Terra
  • Marte
  • Júpiter
  • Saturno
  • Urano
  • Netuno

Durante muito tempo se dizia que existiam nove planetas, pois tinha um último chamado Plutão. Porém, esse planeta era muito pequeno e, por isso, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) reclassificou Plutão como um “planeta anão”, ou um cometa.

O nosso planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Porém, alguns outros planetas possuem mais de uma lua. Saturno, por exemplo, é um planeta muito grande, e por isso ele possui 30 luas!

Veja mais!