Português

O uso do til (~)

Na língua portuguesa existem vários sinais e acentos gráficos que nos ajudam a saber qual a tonalidade das palavras, muitas vezes eles são a única coisa que faz com que uma palavra tenha o significado diferente da outra. Hoje você vai conhecer um pouco mais de um desses sinais, o til.

O uso do til (~)

Foto: Reprodução

O til possui um formato de “s” deitado (~), deve sempre estar em cima apenas da vogal e não de duas ou mais letras, pois dessa forma seu uso se torna incorreto. É um sinal diacrítico que serve para deixar os sons das vogais nasais.

Como utilizamos o til?

Em português, o til é usado em cima das vogais a e o. Em outros países pode ser utilizado em outras vogais e até consoantes. Veja os idiomas que utilizam esse sinal:

Aqui no Brasil o til se junta com outras letras nos casos a seguir: ã, ãs, ãe, ães, ão, ãos, ões, õe, õem. Esse sinal faz com que os sons sejam nasalizados, ou seja, que saiam pelo nariz e pela boca. Você percebe quando um som é nasal quando tampa o nariz e fala a palavra, se o som ficar estranho ou engraçado é porque é nasal e como você tampou o nariz o som não saiu por completo. Vamos ver exemplos de uso do til:

Outros exemplos do seu uso são:

Mamão, pão, bobão, lã, anã, mamãe, capitães, põem, chorão, caminhão, botão, pão, papelão, canções, romã, compõe, entre muitas outras palavras.

O singular e o plural

Nas palavras em que o til é usado algumas vezes quando colocamos no plural muda-se o final da palavra, algumas como nos casos gerais do plural, acrescenta-se o “s”, mas em outros casos o final da palavra muda, fazendo com que a vogal do til mude também. Vamos ver alguns exemplos desses casos: