Publicado por Anna de Cássia

Você já ouviu falar na Oceania? É um continente, assim como a América, a Europa, etc. Ele é o menor continente do planeta Terra, e se localiza à sudeste da Ásia, entre os oceanos índico e pacífico. Ele é totalmente banhado por oceanos, não tem ligação por terra com nenhum outro continente, e por isso ele é o mais isolado – e foi o último a ser descoberto.

Oceania

Foto: Reprodução

Sobe a Oceania

Ela possui no total 14 países, porém, de seu território total, 94% pertence ao país da Austrália. Os 6% restantes se dividem em 13 países e várias ilhas. Ao todo, na Oceania existem mais de 38 milhos de habitantes, distribuídos em sua pequena área de 8.480.000 km²

A Austrália

Além de ser o maior país da Oceania, a Austrália é também o mais desenvolvido país do continente, do ponto de vista econômico, social e tecnológico. Possui o 3º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do planeta. A capital da Austrália é Sidney, que é também a maior cidade do continente, mais populosa e mais desenvolvida.

A Austrália é tão importante para o continente da Oceania, por ser quase a totalidade do território e o mais desenvolvido economicamente, que muitos chamam o continente de “Australásia”.

As ilhas da Oceania

A Oceania possui muitas ilhas! Elas para facilitar tudo, elas são divididas em três conjuntos: Melanésia, Micronésia e Polinésia. Essas palavras traduzidas de forma literal significam:

  • Melanésia: ilhas habitadas por negros
  • Micronésia: ilhas pequenas
  • Polinésia: muitas ilhas

A origem do continente da Oceania

Especula-se que a Oceania vem de uma formação geóloga recente, ou seja, diferente dos demais continentes, que existem e milhões e milhões de anos (formados pela Pangeia), a Oceania surgiu há alguns milhares de anos, e em sua grande parte o relevo tem origem de atividades vulcânicas.

Houve uma pequena escala de ações de agentes externos na transformação das rochas e do solo. Porém, o continente se encontra no limite de duas placas tectônicas, e por isso existe muito terremoto por lá.

Animais da Oceania

Pelo fato de o continente inteiro ser como uma ilha e não ter contato com nenhum outro lugar, pois é totalmente rodeado de água, a grande maioria dos animais que vivem lá são endêmicos.

Endêmico é quando um animal só pode ser encontrado em um lugar do mundo. O Canguru, o Coala e o Demônio da Tasmânia são exemplos de animais que só existem em ambiente natural na Oceania, e nós só podemos ver aqui pertinho de nós se for em zoológicos.

Veja mais!