Publicado por André Luiz Melo

Desde a origem do homem no planeta este tem se preocupado em traçar diretrizes para estabelecer sua localização, traçar rotas e com isso estar bem norteado quanto ao caminho que lhe trará a direção certa. Todavia, ao passo que a tecnologia foi ganhando espaço na sociedade os instrumentos, as características geográficas e os fatores de referência para orientação e localização tomaram novas formas.

São diversas as maneiras de orientar-se e localizar-se que o homem tem ao seu dispor. Claro, é certo que tal diversidade depende do espaço geográfico, características culturais de cada população, além dos recursos disponíveis, a exemplo de mapas, plantas, e dos referenciais.

Orientações geográficas - Localização de pontos

Foto: Reprodução

Se localizando

Para se localizar, qualquer indivíduo necessita de se basear por referenciais como ruas, rios, estradas, construções, espaços públicos, ou ainda através de instrumentos tecnicamente geográficos, a exemplo de plantas e mapas; GPS (Global Positioning System) – Sistema de Posicionamento Global -; bússola; e ainda as coordenadas latitude e longitude.

Rosa dos ventos

Esta é uma imagem responsável por representar os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários:

  • Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Oeste (O, ou West, em inglês) e Leste ou Este (L ou E);
  • Pontos colaterais: Noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE);
  • Pontos subcolaterais, és-nordeste (ENE), nor-nordeste (NNE), su-sudeste (SSE), és-sudeste (ESE), oés-sudoeste (OSO), su-sudoeste (SSO), nor-noroeste (NNO), oés-noroeste (ONO);
  • Intermediários.

Tais pontos são determinantes para facilitar a orientação na superfície da Terra. Rotas aéreas e marítimas ou ainda a localização de espaços onde vias ou estradas são inexistentes, como desertos e florestas, baseiam-se, orientam-se, por meio desses posicionamentos.

Os mesmos também são necessários para o manuseio correto e preciso de mapas e plantas, servindo, inclusive, na localização de oceanos, continentes, países, regiões, estados e municípios, sempre tendo um determinado local ou elemento como referência.

Altitude, longitude e latitude

A longitude detém a posição vertical e a latitude a horizontal. Tais posicionamentos são necessários para a localização de pontos no globo terrestre, este que é cortado pela Lina do equador em hemisfério norte e sul e pelo meridiano de Greenwich. Essa divisão é o que determina a localização leste e oeste e também os diferentes fusos horários no mundo.

A distância entre o lugar e a linha do Equador é determinada pelas linhas horizontais. As verticais possuem relação com o meridiano de Greenwich e assim estabelecem a extensão entre o lugar e o meridiano. Já distância entre o lugar e o nível do mar é definida a partir da altitude, a terceira posição.

Veja mais!