Por Prof. Nathália Duque em 09/07/2014 (atualização: 10/06/2020)

Será que a Terra sempre foi como nós a conhecemos hoje? Como se originaram os primeiros seres vivos e como teriam esses seres evoluído e gerado a imensa diversidade de formas vivas que habitam hoje o nosso planeta?

A preocupação do ser humano em desvendar a origem da vida data de antes de Cristo, tendo sido elaboradas várias hipóteses no decorrer de vários séculos.

Desde a antiguidade essas questões rodeiam a mente humana, mas respondê-las não é simples, pois não é possível retroceder no tempo e ver como a vida se originou.

Bebê na barriga da mãe

A Teoria da Biogênese defende que a origem da vida se deu a partir de um organismo vivo preexistente (Foto: depositphotos)

Entretanto, é possível basear nossos conhecimentos em evidências geológicas, químicas, físicas e biológicas, para tentar propor hipóteses sobre a origem da vida.

Como se deu a origem da vida?

Parece evidente para nós que um ser vivo vem sempre de outros seres vivos. Basta observar cães, gatos e outros mamíferos ao nascer ou aves ao sair do ovo. Mas será que todos surgem assim?

Um longa discussão entre pesquisadores ocorreu por muito tempo, pois uns acreditavam que a vida poderia surgir da matéria não viva, já outros, acreditavam que um ser vivo só poderia se originar a partir de outro ser vivo.

Veja a seguir as principais teorias propostas.

Principais teorias

Teoria da geração espontânea ou abiogênese

Em textos literários antigos, encontramos citações sobre a origem de sapos a partir da lama. Da antiguidade até, pelo menos, o início do século XVII, acreditava-se que pequenos seres vivos, como moscas e girinos (larvas de sapo), podiam nascer da matéria sem vida, também chamada de matéria bruta ou inanimada.

Afinal, ninguém ainda havia observado o desenvolvimento desses animais a partir de seus ovos.

Pensava-se, por exemplo, que pequenos vermes surgiam da carne em decomposição; que sapos e outros animais saíam da lama dos pântanos e que lombrigas apareciam espontaneamente no intestino humano.

A ideia de que a vida pode surgir regularmente da matéria sem vida era conhecida como Teoria da Abiogênese ou geração espontânea.

Teoria da biogênese

Após inúmeras discussões entre os pesquisadores da época surge uma nova teoria, a Teoria da Biogênese. Segundo essa teoria, um ser vivo só surge de outro ser vivo preexistente.

Alguns experimentos realizados pelo médico italiano Francesco Redi e posteriormente pelo cientista francês Louis Pauster, foram muito importantes contra a teoria da abiogênese. Sendo assim, a Teoria da Biogênese é a aceita atualmente.

Contudo, a aceitação da biogênese gerou novos questionamentos: se todos os seres vivos surgem de outros preexistentes, como surgiu o primeiro? Vamos analisar algumas hipóteses científicas que buscam responder essa questão.

Hipóteses

Origem extraterrestre (panspermia)

De acordo com a panspermia, os seres vivos se originaram em outros planetas ou corpos celestes. Eles foram trazidos para a Terra como esporos ou outras formas de resistência, aderidos a meteoritos que caíram e que continuam a cair em nosso planeta.

Essa teoria não é muito esclarecedora, pois, se a vida não se formou na Terra, mas em outro planeta, como foi que surgiu a vida lá?

Origem por evolução química

Segundo a hipótese da origem por evolução química, os seres vivos devem ter surgido da matéria inanimada, com associações entre as moléculas, formando substâncias cada vez mais complexas, que acabaram se organizando de modo a formar os primeiros organismos.

Veja a síntese das principais ideias dessa hipótese:

As condições ambientais da Terra antes do surgimento dos primeiros seres vivos eram muito diferentes das atuais.

As erupções vulcânicas eram bastante frequentes, liberando grande quantidade de gases e de partículas para a atmosfera. Esses gases e partículas ficaram retidos por ação da força da gravidade e passaram a compor a atmosfera da época.

A atmosfera primitiva era formada por metano, amônia, gás hidrogênio e vapor d’água. As descargas elétricas e as radiações intensas teriam fornecido energia para que algumas moléculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem a moléculas maiores e mais complexas: as primeiras moléculas orgânicas.

As moléculas orgânicas formadas eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos.

Esse processo ao longo de muitos anos teria transformado os mares da época em verdadeiras “sopas nutritivas”, ricas em matéria orgânica.

Essas moléculas foram se agregando, formando “coacervados”. Os coacervados não eram seres vivos, mas acredita-se que foram através deles que surgiu a primeira célula, e consequentemente, os primeiros seres vivos.

Origem por processos químicos nas fontes termais submarinas

Nesses locais onde a temperatura da água é muito elevada, em torno de 300 ºC, alguns cientistas acreditam numa possível origem da vida, devido a presença de alguns gases e temperatura semelhantes a Terra primitiva.

Conclusão

Podemos concluir que apesar das mais variadas hipóteses existentes sobre a origem da vida, a teoria aceita atualmente é a Biogênese. Através de estudos, novas descobertas, experimentos e evidências, a ciência busca reconstruir a história e esclarecer os acontecimentos.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O ser humano, desde muito tempo, busca uma explicação sobre a origem da vida.
  • A Teoria da Abiogênese afirma que o seres vivos poderiam surgir da matéria inanimada.
  • A Teoria da Biogênese afirma que todo ser vivo só pode originar de um outro ser vivo preexistente.
  • As principais hipóteses que explicam a origem da vida são: panspermia, evolução química e por processos químicos nas fontes termais submarinas.

Exercícios resolvidos

1- É correto afirmar que os coacervados eram seres vivos? Por que?
R: Não. Eles eram uma primitiva organização de substâncias orgânicas.
2- Antigamente, acreditava-se que alguns seres vivos poderiam surgir da lama ou até mesmo do lixo. Que teoria faz tal afirmação?
R: Teoria da abiogênese ou geração espontânea.
3- A Teoria da Abiogênese não é mais aceita atualmente. Ela foi substituída por qual?
R: Pela Teoria da Biogênese.
4- Qual a relação da atmosfera primitiva da Terra com o surgimento dos primeiros seres vivos?
R: A composição química da atmosfera influenciou diretamente no surgimento da vida.
5- Cite dois pesquisadores que contribuíram para a Teoria da Biogênese.
R: Francesco Redi e, principalmente, Louis Pasteur.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» CARRAPIÇO, Francisco J. Nascimento. A origem da vida e a sua evolução. Uma questão central no âmbito da exobiologia. Anomalia, v. 5, p. 25-32, 2001.