Publicado por Ana Ligia

O São João é uma festa comemorada no Brasil inteiro. Do Norte ao Sul, o País todo se junta na época de junho para brincar de quadrilha, se esquentar na fogueira, vestir xadrez e, o mais importante e delicioso, apreciar todo o cardápio junino. Mas apesar das tradições serem as mesmas em praticamente todos lugares, algumas comidas mudam de nome de acordo com cada região.

Um dos mais famosos pratos do São João é a canjica. Ou seria o curau? Bom, isso só depende do lugar onde você mora. Nos estados do Nordeste, o prato feito de milho verde, leite de coco, açúcar e canela é conhecido como canjica.

Já o mingau de milho é conhecido no Sudeste do País como curau, nome de origem portuguesa. O prato também é chamado por coral, papa de milho e canjiquinha, em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mas independente do lugar onde você more, a canjica ou curau vai ser sempre um prato que irá trazer muita satisfação para a mesa junina e o estômago de quem aproveita o prato.

A origem dos nomes curau e canjica para o mesmo prato junino

Foto: Depositphotos

Receita do prato canjica/curau

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de milho para canjica
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata (medida do leite condensado) de leite comum
  • 1 vidro de leite de coco
  • Canela em pau e cravo a gosto

Modo de preparo

Deixar o milho para canjica de molho em água fria de um dia para outro. Escorrer a água, colocar em panela de pressão com 2 litros de água, canela e cravo. Cozinhar por aproximadamente 1 e 1/2 hora. Retirar a canela e o cravo (opcional). Juntar o leite condensado, leite comum e o leite de coco misturados e aquecidos (para não endurecer a canjica). Deixar ferver por uns 10 minutos. Servir quente ou gelada. Se gostar mais doce acrescentar açúcar ou aumentar a quantidade de leite condensado.

Veja mais!