Publicado por Natália Petrin

As substâncias químicas estão presentes em diversos momentos de nossa vida, e apesar de não percebermos, alguns ácidos também fazem parte do cotidiano de diversas formas. Em filmes, presenciamos os personagens em contato com barris de líquidos corrosivos, ou ainda quando uma pessoa está com queimação no estômago. Os ácidos são líquidos e apresentam sabor azedo, dissolvem em água e, em sua maioria, evaporam facilmente.

Confira alguns ácidos que fazem parte do nosso cotidiano:

Ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico, H2SO4 é bastante forte e altamente corrosivo, mas é bastante útil em algumas fábricas de produtos presentes em nosso cotidiano, como na indústria petroquímica, na fabricação de baterias de automóveis, corantes e papel. Trata-se do mais importante ácido da indústria e laboratórios, que pode ser encontrado também na chuva ácida.

Ácido fluorídrico

O ácido fluorídrico, por sua vez, é o HF, que possui a capacidade de corroer vidro. Por esse motivo, é armazenado em frascos de polietileno, e é usado para gravar sobre vidros.

Ácido fosfórico

H3PO4 é a fórmula do ácido fosfórico cujos sais derivados são bastante usados como fertilizantes na agricultura, além de ser usado na fabricação de refrigerantes.

Os ácidos e o cotidiano

Foto: Reprodução/ internet

Ácido nítrico

O ácido nítrico é um dos ácidos que mais tem fabricação e utilização na indústria, já que pode ser usado para a fabricação de explosivos, salitre e da pólvora negra. Esse ácido está presente na chuva e é bastante tóxico.

Ácido clorídrico

HCl é um ácido reagente bastante usado tanto na indústria quanto em laboratório. Além disso, é usado ainda na construção civil para remover os respingos de cal que ficam em azulejos e pisos. Além disso, é um reagente bastante usado na indústria e em laboratórios e na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais. Esse ácido pode ser encontrado no comércio com o nome de ácido muriático. É encontrado ainda no corpo humano, no suco gástrico, ajudando na digestão.

Ácido carbônico

H2CO3 é a fórmula do ácido carbônico, ácido comumente usado na fabricação de águas e refrigerantes gaseificados. A formação do gás carbônico com a água, conforme demonstrado abaixo:

CO2 + H2O -> H2CO3

Ácido acético

O ácido acético, H4C2O2 é o ácido do vinagre.

Relação entre os ácidos e os seres humanos

Os ácidos estão presentes, como já pudemos perceber, em diversos aspectos da vida das pessoas. Mas onde mais encontramos os ácidos e não nos damos conta? Confira:

  • Digestão de alimentos
  • Fabricação de cosméticos para fins estéticos
  • Baterias de automóveis
  • Remoção de manchas de superfícies
  • Fabricação de alimentos

Confira abaixo alguns alimentos que possuem ácidos em sua composição:

Café, catchup, maionese, chocolate, frutas (como maçã, pêssego, banana, uvas, manga, mamão, abacaxi, morango, melancia e goiaba, por exemplo), manteiga, margarina, feijão, iogurte, biscoitos, carnes, mostarda, leite, entre outros.

Veja mais!