Publicado por Anna de Cássia

Você sabe em qual bairro você mora? Essa informação é algo muito importante de se saber, pois qualquer um que deseja saber onde é nossa casa precisa saber qual é o bairro. Nas últimas décadas as cidades têm crescido tanto e ficado tão grandes, que é necessário dividi-las em várias regiões menores, para assim a localização de endereços ficar mais fácil.

Os bairros

Foto: Reprodução

Composição dos bairros

Geralmente os bairros são compostos por casas, praças, parques, escolas, mercados, igrejas, edifícios residenciais e edifícios comerciais. Alguns bairros também possuem hospitais, shoppings, restaurantes, etc.

E a parte mais importante dos bairros é a comunidade, ou seja, as pessoas que moram lá. Uma característica marcante dos bairros é que, quando alguém mora lá por muito tempo, acaba conhecendo boa parte das pessoas e tornando-se amigos, o que traz sensação tranquilidade e segurança.

A organização dos bairros

Alguns aspectos dos bairros são deveres da prefeitura de fazer a manutenção, como por exemplo a coleta de lixo, reparos de buracos nas ruas, saneamento, coisas do tipo. Porém, é dever de todos os moradores cuidarem do bairro para que ele possa se manter em ordem e ser um lugar agradável para se viver.

Para isso, é preciso respeitar os direitos e deveres de toda a comunidade, não jogar lixos nas ruas, não poluir o ambiente, não fazer bagunça, não depredar nem destruir ambientes públicos do bairro como as praças e os telefones públicos.

Alguns bairros possuem associações que são formadas por moradores que resolvem se unir para organizar e cuidar do bairro e representar os interesses da comunidade no espaço. Essas associações costumam manter contato com pessoas importantes, como vereadores e pessoas da prefeitura, para garantir as melhorias e reparações necessárias para o bairro.

Tipos de bairros

Geralmente os tipos de bairros variam de acordo com a condição econômica das pessoas que moral nele, podendo ser mais chique, com casas caras, grandes e bonitas, ou mais simples, com casas pequenas e uma população mais humilde.

Alguns bairros pobres, chamados de favelas, são formados em áreas perigosas para a comunidade, geralmente em cima de morros, que podem gerar desmoronamentos ou enchentes nos períodos de chuvas fortes. Alguns bairros também não apresentam as condições necessárias de saneamento básico nem de fiação elétrica, e por isso podem gerar doenças e acidentes que colocam em perigo a vida dos moradores.

Existem também os bairros comerciais, que diferente dos bairros residenciais, não possuem nenhuma casa ou pessoas morando lá, apenas lojas e comércios. Geralmente esses bairros comerciais se localizam no centro das cidades. Os bairros industriais costumam ter muitas fábricas, e por esse motivo geralmente são mais afastados da cidade, pois fábricas são grandes e precisam de muito espaço.

Veja mais!