Publicado por Débora Silva

A Terra apresenta 149.440.850 quilômetros quadrados de áreas emersas (que não estão cobertas pelas águas), o que corresponde a cerca de 29,1% da superfície total do planeta, os denominados continentes.

Os continentes da Terra

Foto: Reprodução

O que são os “continentes”?

Os continentes são as grandes extensões de terra que abrigam diferentes formas de vida, sendo rodeados e separados pelos oceanos.

Há aproximadamente 400 milhões de anos, as terras emersas do planeta estavam unidas em apenas um continente, chamado de “Pangeia”. Devido ao movimento das placas tectônicas, esse único e imenso continente se fragmentou há aproximadamente 60 milhões de anos, dando origem aos atuais seis continentes.

Vamos conhecer melhor cada um desses seis continentes?

Os seis continentes da Terra

  • Ásia – O maior dos continentes da Terra e o que possui a maior população do planeta. Possui uma área total de quase 45 milhões de km² e estima-se que a população atual seja de 3,6 bilhões de pessoas. No continente asiático nós encontramos o ponto mais alto do mundo: o Monte Everest, com 8.848 metros de altura. Dentre os países que compõem a Ásia, podemos citar: a maior parte da Rússia, a Arábia Saudita, China e Índia.
  • América – Com uma área total de 42 milhões de km², é o segundo maior continente do mundo. Geralmente é dividida em América do Norte, América Central e América do Sul; ou, ainda, em América Anglo-Saxônica e América Latina. Dentre os países que fazem parte da América, podemos citar: na América do Norte, os Estados Unidos; na América Central, Haiti e Cuba; na América do Sul, o Brasil, a Argentina e o Uruguai.
  • África – Com uma extensão territorial de mais de 30 bilhões de km² e população estimada em 1,2 bilhões de habitantes, a África é um dos continentes que possuem a maior quantidade de etnias do planeta. Dentre os 54 países que compõem o continente africano, podemos citar: África do Sul, Egito, Moçambique.
  • Antártida (Antártica) – O quarto maior continente do mundo, com uma área territorial de aproximadamente 14 milhões de km², sendo também chamada de “Polo Sul”. A área deste continente é dividida entre vários países do mundo, que lá realizam estudos científicos. O continente antártico não é formado apenas por gelo, mas também por uma extensa quantidade de terra. Lá habitam os famosos pinguins.
  • Europa – Com uma extensão territorial de pouco mais de 10 milhões de km² e população de aproximadamente 800 milhões de habitantes, a Europa é o segundo menor continente do mundo, sendo maior apenas do que a Oceania. O continente europeu exerceu grande influência em todo o mundo, expandindo os seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais. Dentre os 49 países que fazem parte da Europa, podemos citar a Inglaterra, Alemanha, Espanha e Portugal.
  • Oceania – Menor continente do planeta, a Oceania é chamada de “novíssimo mundo” pelos europeus, pois foi a última região a ser colonizada por eles. É composta por 14 países e 14 áreas de domínio de outros países, entre ilhas e arquipélagos. Dentre os países que fazem parte da Oceania, podemos citar: Austrália, Nova Zelândia e o Taiti.

Veja mais!