Publicado por Priscila Melo

Se você for parar para observar cada região possui um clima diferente da outra, as vezes a distância nem é tanta, mas o clima muda completamente. Você sabe por que isso acontece? Existem vários fatores que acabam influenciando nessas mudanças de clima, você verá agora quais são esses fatores e como acontecem essas mudanças.

Os fatores que influenciam o clima

Foto: Reprodução

Alguns dos fatores que afetam o clima e consequentemente todo o ambiente em que vivemos são naturais, porém outros são consequências das ações do homem. Veja agora os principais fatores naturais que influenciam o clima das regiões:

  • Correntes marítimas – elas interferem diretamente nas mudanças climáticas e determinam as temperaturas mais altas ou baixas. Quando são mais quentes, evaporam mais e consequentemente aumentam a umidade e a temperatura nas regiões costeiras. Já quando são mais frias causam a queda da temperatura dessas regiões, e ainda acabam trazendo a umidade de outros lugares, que consequentemente ficam com menos chuvas.
  • Massas de ar – existem várias camadas de ar sobre a Terra e isso ocorre devido às diferenças da intensidade da luz do Sol. As massas de ar podem ser polares (frias) ou massas da zona do Equador (quentes). Elas interferem diretamente sobre o clima por onde passam.
  • Latitudes – elas definem o quanto estamos próximos ou distantes da Linha do Equador. Quanto mais próximos estivermos dessa linha (menor latitude), mais quente será o clima. E consequentemente quanto mais distantes estivermos (maior latitude) mais frio será o clima.
  • Altitudes – quanto mais alta a latitude, menos denso o ar se torna, fazendo com que o clima fique mais frio. Enquanto quando a latitude é mais baixa (próximo ao nível do mar), o clima se torna mais quente.
  • Vegetação – todas as formas de vegetação ajudam a absorver o calor que vem da radiação solar, o que faz com que o clima fique mais ameno. Observe que nos locais onde há muitas árvores o clima não é muito quente, nas florestas, por exemplo, ocorrem chuvas com frequência devido a evapotranspiração, que aumenta a umidade do ar.

Veja agora, alguns fatores causados pela ação do homem:

Poluição do ar

A poluição do ar é o principal fator que influencia no clima das regiões. Se formos observar, a queima de combustíveis fósseis que ocorre nos transportes, na geração de energia elétrica e na produção das fábricas, é o principal meio de poluição atmosférica que ocorre nos grandes centros urbanos e industriais.

A queima desses combustíveis fósseis emite alguns gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO), os hidrocarbonetos (HC), os aldeídos (R-CHO), os óxidos de nitrogênio (NOx), os óxidos de enxofre (SOx), o material particulado (MP) e o vapor de água (H2O).

Dentre esses gases, o que tem mais influência nas mudanças climáticas é o CO2. O dióxido de carbono quando é emitido em grande quantidade causa o efeito estufa, com isso as alterações climáticas passam a ocorrer em todas as regiões, porém em alguns lugares essas alterações são mais intensas do que em outros.

A chuva ácida

A chuva ácida é outro fator que influencia bastante não só o clima, como a vegetação e habitat de algumas espécies. Esse tipo de chuva geralmente ocorre devido a produtos contaminadores, como os gases dióxido de enxofre e monóxido de nitrogênio, que são emitidos por algumas indústrias químicas e centrais térmicas.

Esses gases oxidam-se e com a umidade da chuva viram ácidos que se espalham pela terra, águas, árvores e plantações. O solo que é atingido por estas chuvas geralmente perde a fertilidade, e os animais terrestres, aquáticos e as aves que são acostumados com ambientes limpos acabam não se adaptando a essas mudanças.

O efeito estufa

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nele, não é mesmo? O efeito estufa é uma das principais causas de aumento de temperatura em todo o mundo. A Terra é coberta por uma camada chamada Camada de Ozônio, ela é responsável por manter a temperatura do nosso planeta estável e impedir a passagem de grande quantidade de raios ultra violetas que são emitidos pelo Sol.

Com a emissão de alguns gases poluentes como o dióxido de carbono, vai ocorrendo o efeito estufa, que faz com que o calor fique retido. Desta forma a temperatura fica cada vez mais elevada e o clima passa a mudar.

Veja mais!