Publicado por Lia Vieira

Osmose é a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissolvidas. É um processo que encontramos dentro da disciplina de Biologia e que envolve a física e a química, sendo muito importante para a sobrevivência das células.

Então, em outras palavras, osmose é a passagem do solvente (água) pela membrana semipermeável, que acontece da solução mais diluída para a mais concentrada.

Osmose

Foto: Reprodução

Como exemplo do processo de osmose, podemos citar a salada, que após temperada começa a murchar. Para entendermos melhor, é importante conhecermos o conceito de soluto e solvente.

  • Soluto: substância dissolvida por um solvente. Como por exemplo, o sal.
  • Solvente: substância capaz de dissolver a outra. Como por exemplo, a água.

Em razão da ação da osmose, encontramos três casos a se considerar:

Solução hipertônica

Ocorre quando um soluto é transportado por um fluído líquido de um meio mais concentrado para um menos concentrado. O meio hipertônico apresenta concentração de um soluto maior em relação a outro meio.

Esta classificação só pode ser empregada em sentido de comparação e não como forma de definição primária da característica osmótica de uma solução.

Exemplo: sal doméstico aplicado em uma folha de alface. Nesta situação vamos perceber que a folha vai murchando. Isso ocorre pelo fato da água presente na folha fluir para dissolver o sal adicionado. Sendo assim o sal agiria como um meio hipertônico em relação à folha de alface.

Solução hipotônica

Solução que está menos concentrada em soluto que o meio, isto é o soluto é encontrado em pequena quantidade.

Solução isotônica

Ocorre quando o meio externo está em igual concentração de soluto e de solvente, havendo uma maior concentração de água. Existe uma igualdade de pressão entre as duas soluções.

Osmose reversa ou inversa

Aqui o processo ocorre de forma contrária, isto é, onde a substância é separada através de membranas impermeáveis, não permitindo que a água passe, contrariando o fluxo normal da osmose.

Pressão osmótica

A pressão osmótica ocorre através de uma pressão externa exercida sobre a solução com maior concentração de solutos, impedindo assim sua diluição, isto é, a pressão osmótica é uma força que é aplicada para impossibilitar o processo de osmose.

Osmômetro

A pressão osmótica é uma solução que pode ser medida pelo osmômetro. A solução é colocada em um tubo de vidro fechado com uma membrana semipermeável, em um recipiente com água destilada. Por meio de osmose, a água penetra na solução fazendo elevar o nível líquido no tubo de vidro. Sempre que o peso da coluna líquida dentro do tubo de vidro for igual à força osmótica, o fluxo de água cessa.

Veja mais!