Publicado por André Luiz Melo

Certamente você já deve ter sentido um friozinho em algum dia entre os meses de março a junho, não é mesmo? Pois bem. Isso traduz o período de transição entre o verão e o inverno, o qual chamamos de outono.

Essa estação do ano tem início em 20 de março e segue até o dia 21 de junho, no Hemisfério Sul, onde está situado o Brasil. Já no Hemisfério Norte, a mesma ocorre entre 22 de setembro e 20 de dezembro.

Para muitas pessoas, o outono é considerado uma “delícia” de estação do ano, isso em decorrência do seu clima agradável (nem muito frio e nem muito quente) e, principalmente, devido se a época anual em que as frutas estão em alta. O período representa o ápice das colheitas

Faz bem para a saúde

É, sobretudo, durante o outono que se tem a oportunidade de reabastecer o organismo com vitaminas e nutrientes naturais benéficos para o bom funcionamento dos nossos órgãos vitais. O período fornece frutas em abundância, o que possibilita tanto a ingestão do fruto como também o consumo do suco feito a partir das frutas.

Frutas típicas

Determinadas espécies de frutas são predominantes durante o outono. Entre as principais podemos destacar o figo, a maça, o caqui, a carambola (nativa da Índia), a pera, castanhas, entre outras.

A função desses frutos em nosso organismo, além de fornecer vitaminas e nutrientes, é atuar também como agentes diuréticos e medicamentos naturais no auxilio ao combate a transtornos como pressão alta ou mesmo na melhora de picadas de insetos (nesse caso, por meio de compressas das folhas das árvores frutíferas).

Outono

Foto: Reprodução

Belezas naturais

As mudanças provocadas nas folhas das árvores é uma das belezas de se apreciar durante o outono, uma vez que as mesmas têm sua coloração alterada de verde para uma tonalidade um tanto laranja, amarela e/ou castanha.

Há locais, inclusive, que o chão se torna coberto por folhas que caem das árvores, constituindo uma espécie de tapete de folhas. Vale ressaltar ainda a agradável imagem das árvores secas, somente com os galhos e pequenos brotos surgindo, em meio a esses tapetes de folhas.

Esse processo ocorre devido a passagem de um longo período seco (verão) para um próximo período de temperaturas mais baixas com massas de ar frio (inverno). De tal modo que as características climáticas do outono são semelhantes as do inverno.

Veja mais!