Geografia

Paisagem

A paisagem contém vários tipos de definições. Porém a mais ampla pode ser entendida como a composição de elementos da natureza no espaço, dentre os quais a fauna, a flora, o homem e tudo aquilo que ele constrói no espaço geográfico fazem parte da mesma.

Paisagem para a Geografia

A Geografia estuda a paisagem através de diferentes vertentes, de maneiras diferentes, porém todas possuem como consenso comum, que a paisagem é a materialização da interação do homem e os elementos da natureza, isto é, um espaço territorial abrangido pelo olhar. A paisagem também poder ser tudo que se pode ver num lance de vista, isto é, um conjunto de componentes naturais ou não de um espaço externo que pode ser aprendido pelo olhar.

Paisagem para a História

A paisagem dentro do ramo da história pode ser também um conjunto de formas que num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas reações localizadas entre homem e natureza.

Tipos de paisagem

Paisagem natural

Possui sua origem diretamente da natureza, sem nenhum tipo de interferência humana, como por exemplo, a vegetação e formações geológicas. Um tipo de paisagem natural mundialmente conhecida são as Cataratas do Iguaçu, localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.

Paisagem humanizada

Possui alteração, transformações e intervenções humanas, como por exemplo, obras de arquitetura e de paisagismo. Um tipo de paisagem humanizada mundialmente conhecida é a Capela Sistina, localizada no Vaticano.

Paisagem

Foto: Reprodução

Paisagem muito além dos cinco sentidos humanos

Podemos perceber então que a paisagem está por todos os lados e pode ser sentida através de alguns dos nossos sentidos, sendo eles: olfato, tato, audição e visão. Mas de que forma podemos fazer isso?

Vamos imaginar que estamos em uma praia, fechando nos nossos olhos perdemos toda a visão da paisagem a nossa volta, no entanto é possível ainda assim saber exatamente onde estamos, isto é, em que tipo de paisagem nos encontramos naquele momento.

Isto porque conseguimos escutar o barulho das ondas, os pássaros cantando, sentir o cheiro da maresia, a areia em nossos pés e o vento forte batendo em nosso corpo. Podemos compreender que não estamos visualizando aquela paisagem, mas conseguimos senti-la perfeitamente.