Por Prof. Luana Polon em 26/06/2020

Nem todos os países do globo possuem o mesmo nível de desenvolvimento e existem algumas formas de categorizá-los. A mais difundida é a que divide os países em três grandes grupos: países desenvolvidos, países em desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

Por muito tempo dividiu-se os países apenas em dois extremos: países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. No entanto, por terem passado por uma expansão da economia e um aumento no nível da qualidade de vida da população, algumas nações se enquadravam num meio termo.

Bandeiras do BRICS

Os países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são considerados em desenvolvimento (Foto: Pixabay)

Logo, estabeleceu-se o grupo dos países em desenvolvimento, os quais são também chamados de países emergentes.

O que são países em desenvolvimento?

São chamados de países em desenvolvimento aqueles que apresentam um expressivo índice de desenvolvimento econômico e social, embora ainda não tenham alcançado os patamares dos países ditos desenvolvidos.

São, portanto, países que já não podem ser considerados como subdesenvolvidos, pois tiveram uma expansão em setores econômicos como a indústria ou a agropecuária, o turismo ou a prestação de serviços.

Estes países também têm apresentado uma melhoria na qualidade de vida da população, com indicadores em queda como mortalidade infantil, analfabetismo, desemprego.

Apresentam também indicadores sociais em crescimento como nível de escolaridade, aumento da expectativa de vida da população, aumento da renda média.

Outra característica dos países em desenvolvimento é a inserção nos acordos internacionais, blocos econômicos e agrupamento de países. São, normalmente, países que conseguiram negociações com outros países mais desenvolvidos e que já estavam inseridos na dinâmica global econômica.

Com isso, apresentam uma melhoria substancial em seus indicadores socioeconômicos, deixando a marca do subdesenvolvimento para trás.

Principais características

Não existem padrões fixos ou regras para que um país seja considerado emergente. São as condições gerais de melhoria deste que definem se este conceito se enquadra ou não.

Algumas das características que podem indicar o desenvolvimento de um país são:

1- O padrão de vida da maioria da população está entre baixo e médio, e apenas uma pequena parcela já atingiu um elevado padrão de vida.

2- O Índice de Desenvolvimento HumanoIDH, importante indicador social, apresenta dados entre médio e alto, o que mostra que a população está tendo uma melhoria em suas condições de vida.

3- Há um setor industrial em expansão, podendo ser diversificado ou se concentrar mais em um tipo de atividade (agroindústria, por exemplo).

4- Há o crescimento e melhoria da infraestrutura do país, como a criação de portos, rodovias, expansão dos aeroportos, implantação ou aumento do potencial ferroviário para escoamento e transporte etc.

5- O capital estrangeiro é atraído ao país, especialmente para investimentos nos setores produtivos.

6- Presença de empresas multinacionais que atuam no país através de suas filiais.

7- Geração de empregos em expansão.

8- Melhoria dos indicadores sociais: menos analfabetismo, diminuição da pobreza, aumento da expectativa de vida, redução da taxa de mortalidade infantil.

9- Êxodo rural, quando as pessoas deixam o campo para trabalhar nas indústrias que estão em expansão. Há também um aumento da urbanização.

Estas condições são normalmente percebidas em países que estão passando pelo processo de desenvolvimento, mas não são uma regra. Ou seja, não acontecem em todos os países do mesmo jeito e com a mesma intensidade.

Quais são os países em desenvolvimento?

É uma tarefa bastante difícil definir com precisão quais são os países em desenvolvimento ou emergentes do globo, isso porque, em menor ou maior escala, todos têm apresentado algum nível de desenvolvimento em alguma área.

São comumente reconhecidos como países em desenvolvimento:

  • América: Brasil, Argentina e México.
  • Ásia: os Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura) e os Novos Tigres (Tailândia e Indonésia) e também a Índia.
  • África: África do Sul.

Para o G20, grupo que reúne os países emergentes do mundo, são países emergentes:

  • África do Sul
  • Egito
  • Nigéria
  • Tanzânia
  • Zimbabwe
  • China
  • Filipinas
  • Índia
  • Indonésia
  • Paquistão
  • Tailândia
  • Argentina
  • Bolívia
  • Brasil
  • Chile
  • Cuba
  • Equador
  • Guatemala
  • México
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela
  • Colômbia (não permanente)
  • Costa Rica (não permanente)
  • El Salvador (não permanente)
  • Turquia (não permanente).

Já para o Fundo Monetário Internacional-FMI existe uma lista muito grande de países que são considerados como em desenvolvimento, conforme mostra o mapa abaixo:

Mapa dos países em desenvolvimento

VERDE: Países em desenvolvimento de acordo com o FMI VERDE CLARO: Países em desenvolvimento fora do FMI VERMELHO: Países elevados para economias desenvolvidas AZUL: Países recentemente industrializados

Relação com a OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um grupo de países que tem sede em Genebra, na Suíça.

Sua principal função é garantir o bom funcionamento do comércio mundial, para que nenhum país seja prejudicado em detrimento de outro.

Para os países em desenvolvimento, ou emergentes, existem algumas regras diferenciadas em relação aos países desenvolvimentos, pois entende-se que um país que não tenha sua economia bem consolidada terá mais dificuldades de competir de forma igualitária no comércio internacional.

Segundo o site oficial da OMC:

Entende-se que uma das medidas para auxiliar os países em desenvolvimento é dando-lhes mais tempo para ajustar-se ao comércio internacional, maior flexibilidade e alguns privilégios especiais”.

Essas medidas são importantes pois mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento. Assim, os acordos firmados pela OMC dão a estes maiores períodos de transição para se ajustarem às disposições da organização.

Países em desenvolvimento na Europa

Os países europeus são tradicionalmente os que possuem economias mais consolidadas e boas condições de vida para a população.

No entanto, a Europa passou por momentos importantes na história, principalmente com a divisão durante a chamada Guerra Fria, e que retraíram o desenvolvimento de alguns dos países do continente.

Alguns dos países da Europa que mais enfrentam dificuldade para se desenvolver são: Moldova, Ucrânia, Kosovo, Albânia, Bósnia e Herzegovina, República da Macedônia, Sérvia, Belarus, Montenegro e a Bulgária. Ainda assim, normalmente eles não são categorizados como países emergentes.

Países em desenvolvimento na América do Sul

Dos países da América do Sul, o Brasil é o que é mais comumente referenciado como país que tem se desenvolvido muito, tanto econômica, quanto socialmente.

Para o G20, os países sul-americanos que estão em desenvolvimento são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Países subdesenvolvidos

São aqueles países que estão em um nível inferior de desenvolvimento em relação aos países emergentes.

Eles apresentam os piores indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano do mundo, ou seja, possuem economias precárias e precisam melhorar qualidade de vida da população.

Quais são os países mais desenvolvidos?

São os países que já possuem economias consolidadas e uma boa qualidade de vida para a população.

São exemplos de países desenvolvidos do globo: Noruega, Austrália, Suíça, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Suécia, Reino Unidos, Islândia, Coreia do Sul, Japão, Bélgica, França, Áustria, Finlândia, Eslovênia.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Os países são divididos em: desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
  • Os países em desenvolvimento apresentam melhorias na economia e qualidade de vida crescente.
  • Países em desenvolvimento também são chamados de emergentes.
  • O Brasil é considerado um país em desenvolvimento.

Exercícios resolvidos

1- O que deve ter um país para ser considerado em desenvolvimento?
R: Expressivo e crescente índice de desenvolvimento econômico e social.
2- Cite três exemplos de países em desenvolvimento.
R: Brasil, África do Sul e Coreia do Sul.
3- Todos os países da Europa são desenvolvidos?
R: Não, após a Guerra Fria alguns países encontraram dificuldades para o desenvolvimento.
4- Cite dois indicativos de um país em desenvolvimento.
R: Industrialização e urbanização.
5- O que são os países subdesenvolvidos?
R: Os que apresentam os piores indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano do mundo.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» Site Oficial da OMC. Disponível em: https://www.wto.org/index.htm. Acesso em: 26 de junho de 2020.

» BAUMANN, Renato. As Economias Emergentes e o Cenário Internacional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília; Rio de Janeiro: Ipea. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7230/1/td_2235.PDF. Acesso em; 19 julho de 2019.