Para interpretar esses números devemos primeiro analisar a situação em que a divisão é utilizada. A partir da situação, o número pode apresentar um sentido diferente. Descubra o por quê:
Uma professora pretende realizar um com sua turma, e para isso ela pediu que os alunos se dividissem em trio. O trabalho precisa ser feito em cartolina, e a professora desejava saber quantas cartolinas seriam utilizadas, para poder ir buscar a quantidade correta.
Uma garota da turma teve a ideia de dividir o número total de alunos da turma (50) por 3, que é o número de integrantes em cada grupo, e então o resultado seria igual ao número de cartolinas necessárias. A professora pediu então que ela fizesse a conta:
A aluna respondeu para a professora que seriam necessárias 16 cartolinas, afinal, esse foi o resultado da conta. Outro aluno falou então que na verdade seriam necessárias 17 cartolinas. E agora, qual dos dois está certo? Com quem você concorda?
A professora ouviu atentamente ao que o aluno e a aluna estavam argumentando, e no final ela concordou com o aluno, e explicou que, apesar do resultado da divisão ter dado 16, seriam necessárias 17 cartolinas, pois na conta o resto da divisão deu igual a 2, e esse resto não pode ser ignorado, pois representa 2 alunos que sobraram.
Como não é possível formar um trio, já que apenas 2 alunos restaram, então a professora disse que eles iriam precisar formar uma dupla, e por isso seriam necessárias 17 cartolinas, sendo 16 delas para os trios, e 1 para a dupla.
Então, nessa situação, o resto da divisão não pode ser ignorado, pois ele possui uma serventia, representa uma parcela dos alunos da turma. Existem outras situações em que o resto pode sim ser ignorado, por isso precisamos aprender a analisar muito bem a situação antes de responder as questões matemáticas de divisão e ter bastante cuidado com o significado do resto nessa determinada situação.