Publicado por Priscila Melo

Quando você vê uma comida deliciosa ou até pensa naquele seu prato favorito, sua boca se “enche de água”? Na verdade sabemos que não é exatamente água, e sim saliva. Mas qual seria a função da saliva? Você sabe para que serve? Descubra isso e outras curiosidades agora mesmo!

As funções da saliva

Uma das principais funções da saliva é a lubrificação, esse líquido que nosso corpo produz diariamente em nossa boca é totalmente essencial. Você sabia que o interior da nossa boca deve estar sempre bem lubrificado pela saliva? Pois é, isso é necessário pois facilita a nossa fala, mantém as nossas cordas vocais lubrificadas e também nos ajuda bastante quando comemos. A saliva umedece o alimento fazendo com que ele se transforme em uma massa que fica bem mais fácil de ser digerida.

A saliva também auxilia no combate contra as cáries, pois ela contém imunoglobulinas secretórias, ou seja, anticorpos, que protegem os dentes contra as cáries. Então quanto maior for a quantidade de saliva, maior será a sua proteção. Além dessa proteção contra as cáries, ela também protege o nosso organismo contra vírus e bactérias que estão em nosso aparelho respiratório e no digestivo. Viu como a saliva é tão importante?

Para que serve a saliva?

Foto: Reprodução

As características da saliva

A saliva é um líquido claro e viscoso que é produzido pelas glândulas salivares e também pelas glândulas bucais menores, essa mistura de secreções produzidas faz com que ela possua muitos benefícios para o nosso corpo.

Possui um pH que varia entre 6 e 7, este valor é recomendado para ajudar a prevenir cáries dentárias. A nossa saliva é composta basicamente por água, pois 95% de sua composição é água, 3% são substâncias orgânicas e os outros 2% de sais minerais.

Algumas curiosidades

Você agora já sabe da importância e das funções da saliva em nosso organismo, vamos ver algumas curiosidades bem interessantes?

A nossa saliva também nos ajuda a ter o controle da quantidade de água que precisamos em nosso corpo, pois o primeiro sinal de que estamos ficando desidratados é a boca seca. Quando nosso organismo tem pouca água a produção de saliva diminui, fazendo com que nossa boca fique mais seca e tenhamos sede.

Você tem ideia da quantidade de saliva que nosso corpo produz diariamente? Quando paramos para pensar nisso, provavelmente pensamos que não é uma grande quantidade, concorda? Mas aí é que você irá se surpreender, o corpo de um adulto produz em média 1,5 litros de saliva por dia. E essa quantidade pode aumentar, isso depende apenas dos alimentos que comemos e da quantidade de água que bebemos diariamente.

Quando estamos dormindo o nosso corpo não produz saliva, isso acontece porque não há nenhum tipo de estímulo, e é por isso que muitas vezes acordamos com a boca seca.

Sabe quando sentimos o cheiro ou nos lembramos daquela comida bem deliciosa e ficamos com água na boca? Isso acontece porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares. O nosso corpo entende como se fôssemos comer aquela comida e é por isso que ficamos com a boca cheia d’água.

Veja mais!