Você sabe para que serve um blog? A história dos blogs é bem recente. Foi somente em 1997 que Jorn Barger criou uma ferramenta que possibilitava que os internautas escrevessem o que quisessem na internet. Seu sistema se chamava weblog.
Ainda no mesmo ano da sua criação, os weblogs passaram a ser chamados somente de blogs. E dois anos depois já surgia a expressão blogueiras para aquelas pessoas que escreviam na internet.
Inicialmente, ele funcionava como um diário virtual. Ainda hoje essa fórmula é utilizada. Porém, em pouco tempo, os blogs se especializam em segmentos e muitas empresas, jornalistas e personalidades passaram a usar os blogs. Em 1999, existiam cerca de 50 blogs no mundo inteiro.
Ainda assim era uma ferramenta difícil de mexer e bem pouco prática. Isso mudou quando uma empresa chamada Blogger passou a oferecer uma interface simples e gratuita. Em 2000, a Blogger inovou novamente ao mexer no seu sistema e introduzir uma parte destinada para comentários.
A partir disso, os blogs só cresceram. Em 2003, já eram três milhões. Atualmente já são mais de 50 milhões de blogs espalhados pelo mundo, em diversos países e em vários idiomas.
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Qual é o objetivo de um blog
Existem as mais variadas justificativas para criar um blog. Ele pode servir para uma infinidade de ações. Vamos conhecer algumas:
Blog autoral: um blog autoral é a versão mais aproximada dos primórdios desse canal de comunicação. É uma espécie de diário virtual onde o autor é o principal assunto. Nele, o escritor descreve o seu dia a dia e o seu principal objetivo é compartilhar um pouco da sua vida;
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Blog informativo: ele funciona como um jornal opinativo. A pessoa que o escreve tem a possibilidade de emitir opiniões a respeito de diversos temas. Seu intuito é criar meios de discussão mais abertos com seus leitores;
Blog noticioso: nesse caso, esse blog serve para trazer notícias para um público muito segmentado. Geralmente, ele é menos opinativo;
Blog de empresas: quando uma organização cria um blog, a ideia inicial é gerar fluxo de leitores que possam comprar o seu produto. Por isso, os temas dos artigos sempre permeiam assuntos relacionados ao universo da empresa;
Blogs de educação: esse tipo de blog concentra conteúdo para as pessoas que buscam conhecimento na internet. Ele trata de diversos temas ligados ao setor educacional;
Blog de entretenimento: voltado para a área de lazer, um blog especializado e entretenimento traz artigos sobre shows, cinema, teatro, parques, feiras, espetáculos e outros eventos do setor. O objetivo maior é oferecer opções para as pessoas se divertirem;
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Blog de fofoca: esse tipo de blog serve para trazer notícias das celebridades. A fofoca aqui é o que interessa: casamentos, separações, babados e confusões;
Blog de moda: um blog de moda serve, sobretudo, para influenciar as pessoas a respeito de tudo o que está nas passarelas pelo mundo afora;
Blog de vendas: esse tipo de conteúdo é bem específico, pois o que o autor quer é vender seus produtos. Por isso, ele capricha na descrição e fotos e tenta comercializar na web.
Existem milhares de segmentos de blogs. Cada um serve para alguma coisa. Porém, a premissa básica de todos é ganhar visibilidade no mundo da internet.