Publicado por Débora Silva

Um círculo é composto por algumas partes, porém, antes de verificar quais são essas partes, é de fundamental importância relembrarmos qual é a diferença entre circunferência e círculo.

Partes de um círculo

Foto: Reprodução

O que é uma circunferência? E um círculo?

A circunferência é uma figura geométrica plana formada por inúmeros pontos que resultam em uma linha fechada e que apresentam a mesma distância de um ponto central. Por exemplo: ao firmarmos a ponta de metal de um compasso em uma folha de papel de girarmos a pontinha de grafite ao redor da de metal, nós desenharemos uma circunferência. Outro bom exemplo de circunferência são os pneus das bicicletas.

E o círculo? Se você fizer uma circunferência e preencher todo o seu interior, ela se tornará um círculo. Uma pizza é um bom exemplo de um círculo.

Quais são as partes de um círculo?

Agora que você já relembrou os conceitos de circunferência e círculo, nós podemos identificar as partes que compõem um círculo.

Ao desenhar um círculo, temos um ponto central C (o centro do círculo), o raio (a distância do ponto central até qualquer outro ponto do círculo) e o diâmetro (semirreta dentro do círculo que passa pelo centro, de um lado ao outro).

Para visualizar melhor, acompanhe as figuras a seguir:

Partes de um círculo

Foto: Reprodução

O círculo é formado por todos os pontos que estão a uma mesma distância do ponto central C.

Partes de um círculo

Foto: Reprodução

O raio é traçado a partir do centro , sendo a distância dele até qualquer outro ponto do círculo. Dessa forma, podemos traçar vários raios.

Já o diâmetro é uma semirreta, dentro do círculo, que atravessa o centro, de um lado do círculo até o outro lado.

Observe a figura a seguir:

Partes de um círculo

Foto: Reprodução

Como você pode ver na imagem acima, o diâmetro, traçado em cor rosa, são os raios traçados juntos. É uma reta que vai de um lado ao outro, passando pelo centro C.

O diâmetro também é um segmento de reta que divide a circunferência em dois semicírculos, que devem ter o mesmo tamanho. Um semicírculo é sempre a metade um círculo. Dessa forma, temos que o centro, o raio e o diâmetro são as partes de um círculo.

Veja mais!