Por Priscila Melo em 13/08/2014

 Assim como a agricultura e mineração, a pecuária é uma atividade muito importante para a sobrevivência do homem. Mas você sabe o que é a pecuária? Sabe qual a sua importância e quais consequências tem causado ao meio ambiente? Vamos ver agora as respostas para essas perguntas.

Pecuária

Foto: Reprodução

Definição

A palavra pecuária é de origem latina (pecus), que significa cabeça ou criação de gado. Esta atividade vem sendo praticada desde o período Neolítico (a Idade da Pedra Polida), foi a partir desse momento que o homem sentiu a necessidade de domesticar o gado para obter a carne e o leite.

O objetivo da pecuária é a criação de animais para fins econômicos e também para o consumo. Fazem parte da pecuária a criação de rebanhos: bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

As práticas da pecuária

A pecuária pode ser praticada de duas formas: a extensiva ou a intensiva. A prática extensiva tem como principal característica a utilização de métodos mais tradicionais, com poucos recursos tecnológicos. Nesta, o gado geralmente é criado solto, em grandes extensões de terra. A produtividade desta forma acaba sendo baixa.

Já na forma intensiva, que é a mais moderna, são utilizados recursos tecnológicos e métodos mais avançados para conseguir aumentar a produtividade. Entre as principais características dessa prática temos: o confinamento do rebanho (ele não fica solto como na prática extensiva), a inseminação artificial, o acompanhamento com os veterinários e outras.

Os tipos de pecuária

A pecuária pode ainda ser dividida em dois tipos: a pecuária de corte e a leiteira. Esta primeira é destinada à criação de rebanhos com o objetivo de produzir a carne para o consumo das pessoas. Na prática intensiva a carne que é produzida é muito macia e de boa qualidade para o consumo. Já na prática extensiva a carne que é produzida é dura, pois o gado desenvolve uma musculatura mais rígida. A pecuária leiteira é destinada à produção de leite e dos seus derivados, como: o queijo, a manteiga, o iogurte e outros alimentos.

A importância da pecuária

O nosso país é um dos mais fortes na pecuária, se formos ver apenas em relação à criação de gado, ele é o líder. Essa prática é muito importante para a economia brasileira, somos um dos maiores exportadores de carne de boi e frango.

Além disso, a pecuária é muito importante para a obtenção de matérias-primas como o couro e o pelo. Que são produtos utilizados na fabricação de sapatos, bolsas, carteiras, lã, casacos e outros utensílios.

As consequências

Com o crescimento da pecuária, é necessária a expansão das terras, com isso, surgem vários problemas ambientais. Quando ocorre a expansão, a vegetação original do território acaba sendo destruída para virar pasto. Isso faz com que haja ainda mais desmatamento e queimadas. Além disso, há a compactação do solo, que é causada pelo deslocamento dos grandes rebanhos.

Veja mais!