Publicado por Anna de Cássia

Pegada ecológica é uma metodologia que consegue verificar o quanto cada pessoa utiliza de recursos naturais renováveis, e assim pode-se saber se o planeta Terra será capaz de produzir de novo esses recursos.

Pegada ecológica

Fonte: Pegada Ecológica

Como a pegada ecológica funciona?

Por onde nós passamos, sempre deixamos uma marca. Quando vamos à praia, por exemplo, deixamos na areia as nossas pegadas e, dependendo da pessoa, às vezes deixa lixo também. Por este motivo podemos ver que nem toda a marca que nós deixamos no planeta faz bem pra ele, algumas fazem muito mal.

Você joga lixo no chão? Quanto tempo passa tomando banho? Anda de carro ou de bicicleta? Usa ar condicionado todos os dias? Compra muitos produtos sem necessidade, gerando cada vez mais e mais lixo? Essas simples perguntinhas vão revelar se você está ou não cuidando do nosso planeta. Revela qual é a sua pegada ecológica.

Por que precisamos preservar o planeta?

Você precisa lembrar o tempo inteiro que o planeta não consegue suportar a grande quantidade de recursos que estamos tirando dele de maneira irracional. Se não formos mais cuidadosos, não haverá mais recursos naturais para nossos filhos ou netos, como por exemplo árvores, comida e até mesmo a água.

Segundo a WWF, nós estamos consumindo os recursos naturais de maneira tão exagerada, que em 2050 nós vamos precisar de três planetas terras para continuar consumindo a mesma coisa. Mas nós só temos um planeta terra. Por isso precisamos mudar nossos hábitos.

Sua atitude pode fazer toda a diferença!

O pouco que você ajudar já é um bem enorme para o planeta! Comece com coisas pequenas, tente demorar menos tempo no banho, deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes, não deixe as luzes de casa acesas sem necessidade, e separe o lixo orgânico do lixo reciclável.

Depois de começar a fazer essas coisas simples, tente passar para uma medida mais difícil: controlar o consumo. Antes de comprar alguma coisa, pense “eu preciso mesmo disso?”, além de economizar dinheiro você estará produzindo menos lixo para o planeta. Opte por andar de bicicleta ou a pé ao invés de usar o carro para ir a lugares que não são tão distantes.

Passe essas dicas para todos os seus amigos e familiares, para que consigamos conscientizar cada vez mais pessoas da importância de diminuir a nossa pegada ecológica e cuidar do planeta, para assim nós deixarmos um mundo melhor para nossos filhos e netos viverem.

Veja mais!