Por Prof. Nathália Duque em 24/02/2020 (atualização: 25/06/2020)

O peixe-boi é um animal aquático que encontra-se ameaçado de extinção no Brasil. Também pode ser conhecido como vaca marinha. Apesar de ser popularmente chamado de “peixe-boi”, ele não é um peixe, mas sim, um mamífero.

Existem três espécies conhecidas desse animal, sendo duas encontradas no nosso país. Eles são os únicos animais mamíferos aquáticos que apresentam uma alimentação exclusivamente herbívora, ou seja, comem apenas vegetais, como as algas. Quando adultos, podem medir de três a quatro metros de comprimento e pesar mais de 500 kg.

O peixe-boi é mamífero?

Peixe-boi na água

Apesar do nome, o peixe-boi não é um peixe mas sim, um mamífero (Foto: depositphotos)

Sim, o peixe-boi é um mamífero aquático. Sendo assim, ele apresenta pulmões, como qualquer outro animal mamífero, precisando subir até a superfície para captar oxigênio para respirar. E as fêmeas possuem glândulas mamárias.

Tipos de peixe-boi

Peixe-boi-da-amazônia

Também conhecido como peixe-boi-amazônico, essa espécie É encontrada apenas na bacia Amazônica, ocorrendo principalmente em águas calmas e lagos.

É considerada a menor espécie de peixe-boi existente. Possui uma pele ondulada, lábios grossos, presença de mamas na região das axilas e ausência de unhas nas nadadeiras peitorais. Sua coloração varia de cinza à preto.

Essa espécie vem sendo explorada há muitos anos, sendo a carne e o couro os principais produtos extraídos.

A exploração, juntamente com a baixa taxa reprodutiva, diminuiu e muito a população desse animal. Embora a espécie esteja correndo risco de extinção e seja protegida por lei, não há uma fiscalização eficiente e ela ainda é capturada em toda região Amazônica.

Peixe-boi marinho

O peixe-boi marinho é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Ele tem coloração acinzentada, o couro áspero, corpo robusto, cauda achatada e arredondada, e apresenta unhas nas nadadeiras peitorais. Alimenta-se principalmente de algas, capim marinho e mangue.

Pode medir até quatro metros de comprimento e pesar até 600 kg. A fêmea geralmente tem apenas um filhote.

O peixe-boi marinho é encontrado em rios e zonas costeiras das regiões tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico. Esse animal vive em água doce, salobra, em ambientes marinhos, além de ambientes de extrema salinidade.

Quanto tempo vive o peixe-boi?

Apesar de ser considerado um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados do Brasil, o peixe-boi pode chegar a viver cerca de 50 a 60 anos.

Curiosidades

Boa visão: são animais que enxergam bem, podendo detectar objetos a 10 metros de distância em águas claras.

Bom folego: eles podem ficar debaixo d’água por vários minutos sem respirar, com a mais longa duração registrada de 24 minutos.

Dorminhocos: descansam até 12 horas por dia, suspensos na superfície, com os olhos fechados, ou então passam curtos períodos de tempo descansando em sono profundo deitados no substrato.

Digestão lenta: passam boa parte de seu tempo se alimentando, de seis a oito horas por dia. O alimento leva cerca de sete dias para atravessar todo o tubo digestório.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O peixe-boi é um mamífero aquático.
  • O peixe-boi-da-amazônia tem esse nome pois ele é encontrado somente na Amazônia.
  • São animais ameaçados de extinção.
  • Podem viver mais de meio século.
  • O peixe-boi não é um peixe.
  • São animais herbívoros.

Exercícios resolvidos

1- Qual a principal dieta do peixe-boi?
R: Vegetação aquática de modo geral, como algas e capim marinho.
2- Por que o peixe-boi é um mamífero?
R: Porque apresentam pulmões e as fêmeas possuem glândulas mamárias.
3- A caça do peixe-boi tem sido constante e isso o ameaça de extinção. Quais os principais produtos obtidos com essa prática?
R: O couro e a carne do animal.
4- Quanto pode medir um peixe-boi adulto?
R: Cerca de três a quatro metros de comprimento.
5- Onde o peixe-boi pode ser encontrado?
R: Na bacia Amazônica, na costa do Atlântico e na costa oeste da África.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» DE OLIVEIRA LUNA, Fábia et al. Captura e utilização do peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) no litoral Norte do Brasil. Biotemas, v. 21, n. 1, p. 115-123, 2008.

» BORGES, João Carlos Gomes et al. Identificação de itens alimentares constituintes da dieta dos peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) na região Nordeste do Brasil. Biotemas, v. 21, n. 2, p. 77-81, 2008.