Publicado por Débora Silva

Na Biologia, nós também estudamos os níveis de organização do corpo humano e aprendemos que várias células agrupadas, e que possuem a mesma função no organismo, são chamadas de tecido. Os tecidos também podem se agrupar e, nesse caso, formam uma estrutura que desempenha uma função específica em determinado sistema.

A estrutura formada por vários tecidos recebe o nome de órgão. A partir disso, surge a seguinte dúvida: a pele é um tecido ou um órgão? Conheça a resposta desta questão neste artigo.

A pele é um tecido ou um órgão do corpo humano?

Apesar de sua aparência e ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pele é um órgão. Este órgão é formado por duas camadas principais: epiderme e a derme, que são formadas por tecidos diferentes. A pele é definida como um órgão justamente por ser formada por mais de um tecido.

A pele, também conhecida como cútis ou tez, é o órgão integrante do sistema tegumentar – junto com os cabelos, pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. A pele é o revestimento externo do corpo e é considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. De acordo com estudos, 15% de todo o nosso peso corporal procede da pele, sendo que, em adultos, este órgão pode pesar até 10 quilogramas.

Pele humana

Foto: Depositphotos

As funções da pele

A pele é de vital importância para a sobrevivência dos seres humanos, uma vez que exerce várias funções. Dentre as principais funções da pele estão a proteção do nosso organismo, a percepção de estímulos, controle da temperatura por meio da liberação do suor e eliminação de alguns produtos do nosso metabolismo.

Quais são os tecidos que formam a pele?

A pele é formada por duas camadas: a epiderme, que é a camada mais externa; e a derme, mais interna. Na epiderme, são encontrados tecidos do tipo epitelial, formado principalmente por células denominadas como queratinócitos. Nesta camada da pele encontram-se as células responsáveis pela produção da melanina, que é o pigmento na forma de proteína que dá cor à pele e protege o organismo dos raios solares.

Abaixo da epiderme, nós encontramos a derme, camada formada por tecido conjuntivo. Esta camada é responsável pela elasticidade da pele e é o local onde se localizam os nervos, vasos sanguíneos, folículos pilosos e glândulas.

Abaixo da derme, nós encontramos a hipoderme, que é formada por tecido conjuntivo frouxo. Este é um tecido que não faz parte da pele, porém é responsável por garantir que a derme possa fixar-se em órgãos.

Veja mais!