Publicado por Anna de Cássia

O período regencial aconteceu entre o Primeiro Reinado e o Segundo Reinado. Ele se iniciou em 1831, quando D. Pedro I desistiu de ser imperador do Brasil para voltar à Portugal e assumir o trono do seu país de origem.

Período Regencial do Brasil

Foto: Reprodução

Quando foi embora, D. Pedro I determinou que o seu filho, Pedro II, o iria substituir como imperador do Brasil. O problema é que Pedro II tinha apenas 5 anos de idade quando seu pai voltou para Portugal, então ele não poderia tomar conta do país. A solução que encontraram foi deixar que provisoriamente o Brasil fosse governado por regentes, até Pedro II completar 18 anos de idade e poder assumir o trono.

As regências

A primeira regência eleita para assumir o poder do Brasil era formada por três pessoas, e por isso se chamava Regência Trina. Porém, em 1835 houve uma reforma política, e nela foi determinado que apenas um regente eleito pela população poderia ficar no poder.

Naquela época apenas as pessoas ricas podiam votar para escolher quem seria o regente. Por isso, a maioria da população, que não tinha uma boa condição financeira, se sentiu revoltada por não poder participar da votação.

Eles não queriam que o Brasil fosse governado por regentes, e sim por um imperador. Enquanto isso, outras pessoas que também não aceitavam a regência diziam que seria melhor que cada estado se tornasse autônomo e tivesse seu próprio governo.

As revoltas

As pessoas podres estavam ficando cada vez mais irritadas e revoltadas com as regências, e as ideias diferentes acabaram levando a várias guerras e revoltas em vários lugares do Brasil naquela época.

Teve a Cabanagem no Pará, a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul, a Sabinada e Revolta do Malês na Bahia, e muitas outras em muitos outros lugares.

O fim do Período Regencial

Por causa de todas essas revoltas que aconteceram, o governo começou a sofrer muita pressão. Resolveram então acabar com o período regencial em 1840, e fizeram D. Pedro II assumir o trono mais cedo, quando ainda tinha 15 anos de idade. Fizeram uma lei permitindo que ele assumisse o poder, e essa lei ficou conhecida como “golpe da maior idade”. As revoltas paravam e o clima no Brasil começou a melhorar após a posse dele.

Veja mais!