Publicado por Priscila Melo

Frase e oração, essas duas palavrinhas confundem muita gente na hora de dizer o que cada uma delas significa, mas você sabe a diferença? Para saber o que é um período simples ou composto, é preciso saber primeiro um pouco sobre a frase e a oração. Conheça agora um pouco mais sobre esse assunto.

Período simples

Foto: Reprodução

Frase e oração

A frase é todo e qualquer enunciado que tem em si um sentido e que transmite uma mensagem. Ela apresenta, basicamente, dois elementos: o sujeito e o predicado, estes são considerados termos essenciais. Pode ter ainda os termos integrantes: complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), complemento nominal e agente da passiva. E também os acessórios, que são os adjuntos (adnominal e adverbial) e o aposto. Uma frase pode ser composta por apenas uma palavra, por exemplo: “Silêncio!”, isso acontece porque essa única palavra possui um sentido completo e compreensível.

Já a oração é um enunciado que contém uma ação, para que uma frase seja classificada como oração ela deve possuir um verbo, expressando assim algum tipo de ação.

Definição de período simples

O período, de uma forma geral, é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser classificado como simples ou composto.

Dizemos que o período é simples quando uma declaração, um enunciado, é composta apenas por uma oração, ou seja, por apenas uma ação verbal. Ele também é conhecido como oração absoluta. Veja os exemplos:

1.Ela quebrou a boneca em uma semana.

2.Aqui está chovendo muito.

3.Hoje Joana acordou calmamente.

Observe que no segundo exemplo temos dois verbos, porém a ação verbal é uma só, e por isso é um período simples.

Estrutura de um período

A estrutura de um período é composta pelos termos da oração. De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), eles podem ser:

  • Essenciais: também conhecidos como fundamentais, que são representados pelo sujeito e predicado nas orações.
  • Integrantes: que completam o sentido dos verbos e dos nomes, eles são representados pelo: complemento verbal (objeto direto e indireto), complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: estes desempenham uma função secundária na oração, pois especificam o substantivo ou expressam alguma circunstância. Eles são representados pelo: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.

Veja mais!