Publicado por Priscila Melo

Em algum momento de nossa vida já ouvimos falar de alguma civilização antiga. É verdade que algumas são mais importantes que outras e essa importância é cada vez mais alta dependendo da influência que determinada civilização deixou para outros povos.

Períodos da civilização Grega

Foto: Reprodução

A importância da civilização Grega

A Civilização Grega sem dúvida foi uma das civilizações mais importantes no mundo, até hoje sua história vive por meio da cultura preservada ou em forma de arte, ensinamentos e tradição. O uso da democracia como vimos hoje no ambiente político começou no período grego, assim como a invenção de várias fórmulas e também os famosos jogos olímpicos foram iniciados na Antiga Grécia.

A história da civilização grega é dividida em 5 períodos, pois foi assim que os historiadores acharam mais conveniente revelar um período que durou mais de 2.000 anos. Os períodos foram: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Pré-Homérico (do século XX ao XII a.C.)

A civilização grega viveu na Península do Peloponeso e foi nesse período que começaram a chegar os primeiros povos. O Local é bastante montanhoso e com poucas terras férteis, fica situado na região do Mar Egeu. Os primeiros povos a chegarem foram os aqueus, logo após os eólios, os Jônios e dórios. Muitas cidades foram construídas pelos Aqueus e a mais conhecida delas foi Micenas.

No entanto a população que mais influenciou na época foram os cretenses. Viviam na ilha de Creta muito próximo a Península do Peloponeso. Esse povo marcou devido a sua cultura e economia. A população desapareceu rapidamente por volta de 1750 a.C. por causa de terremotos e invasões dos outros povos (Aqueus e dórios).

Período Homérico (do século XII ao VIII a.C.)

O período Homérico se inicia com a invasão e conquista dos Dórios sobre a região da Península. O nome deste período ficou conhecido como Homérico devido a poemas que foram encontrados e serviram como ferramentas de estudos muito importantes. Dizem que o nome do poeta que teria escrito esses poemas (Ilíada e a Odisseia) era Homero e nesses poemas ele escreveu relatos orais dos acontecimentos de séculos passados. Nesses poemas é visto claramente a cultura grega com suas histórias mitológicas.

Nessa época a população grega se organizava em pequenas comunidades que lhe davam um ar patriarcal e essas comunidades recebiam o nome de “genos”. Lembrando o período rural.

Período Arcaico (do século VIII ao VI a.C.)

O período arcaico começa quando a civilização grega começa a se expandir para a região do mediterrâneo. Nesse período a política começa a fluir de forma mais clara. Surge a Pólis, a cidade-Estado grega. Surgem Atenas e Esparta. A prática marítima também ganha força e a civilização se estende para as colônias da Ásia Menor, no Mar Negro e Península Itálica.

Período Clássico (do século V ao IV a.C.)

Foi nesse período que a civilização grega teve o seu auge, principalmente na cidade de Atenas. A cultura se desenvolveu de forma espantosa e positiva por meios de esculturas, pinturas, cerâmicas e o teatro. Os conhecimentos arquitetônicos evoluíram e surgiram o Parthenon e os teatros de arena.

Também existiram várias guerras com outros povos, sendo o seu principal rival os persas. No futuro acabaram brigando entre si devido a divergências de opiniões. Com essas guerras entre si a civilização grega se divide e passa a perde força.

Período Helenístico (do século IV ao I a.C.)

Com a divisão e enfraquecimento da civilização grega, o Rei da Macedônia, Felipe II, acaba conquistando a Grécia e unificando-a novamente. No Futuro, seu filho Alexandre, consegue fortalecer a civilização grega e torna-la novamente uma influência para toda região antiga. A expansão do Império Macedônico conseguiu levar a cultura grega além do Oriente fazendo surgir uma fusão entre culturas.

Veja mais!